Brasil se concentra para Copa América sem Neymar

A seleção canarinho voltou sem muito pompa a Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro onde a equipe fez toda a preparação para a Copa do Mundo-2014

seg, 01/06/2015 - 21:05
IAN KINGTON Neymar, do Brasil, durante amistoso contra o Chile, em Londres, no dia 29 de março de 2015 IAN KINGTON

A seleção brasileira se concentrou nesta segunda-feira (1°) para iniciar a preparação para a Copa América do Chile-2015 sem Neymar, que se apresentará na semana que vem, depois de disputar a Liga dos Campeões com o Barcelona.

O Brasil voltou sem muito pompa a Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro onde a equipe fez toda a preparação para a Copa do Mundo-2014. Diferentemente do ano passado, os jogadores não foram recebidos por uma multidão esperançosa.

O primeiro treino com bola será na terça-feira à tarde. Antes, serão realizados exames médicos.

Neymar, capitão e estrela da seleção, se juntará ao elenco da equipe do técnico Dunga na próxima segunda-feira, depois da final da Champions, que será disputada neste sábado entre Barcelona e Juventus, em Berlim.

A etapa de preparação terminará com dois amistosos, no domingo diante do México, em São Paulo, e contra Honduras, três dias depois, em Porto Alegre. O Brasil estreia na Copa América contra o Peru no dia 14 de junho, em Temuco, no sul do Chile, em partida válida pelo Grupo C da competição. Depois, enfrentará Colômbia e Venezuela.

A concentração da equipe acontece em meio a um escândalo de corrupção que abalou a Fifa e que levou à prisão o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

"Nossa parte é técnica, de futebol, e a CBF nos dá todas as condições, tranquilidade e autonomia para trabalhar (...) O futebol é um setor totalmente à parte, não vou julgar outras situações. A polícia federal e o FBI se encarregarão disso (investigar as denúncias). Temos que nos concentrar no nosso trabalho", declarou o coordenador-geral da seleção, Gilmar Rinaldi.

A Copa América é o primeiro torneio que o Brasil disputa depois da humilhante Copa do Mundo em casa, onde foi eliminado nas semifinais, após sofrer uma goleada de 7 a 1 para a Alemanha. Na disputa pelo terceiro lugar, perdeu para a Holanda por 3 a 0.

"Não sabemos se seremos campeões ou não, não definimos isso. Mas, se vencermos, tem que ser por merecimento", concluiu Gilmar.

O Brasil conquistou a Copa América pela última vez em 2007, na primeira passagem de Dunga no cargo de técnico da seleção.

COMENTÁRIOS dos leitores