Clubes pernambucanos estreiam na Copa São Paulo

Estado conta com cinco equipes na disputa do principal torneio do futebol de base nacional: Sport, Náutico, Santa Cruz, Porto e América. Mequinha já começou com vitória sobre Ferroviária-SP

por Fernando Sposito sab, 02/01/2016 - 10:18

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, considerada a principal competição de base do Brasil, começou neste sábado (02), com cinco representantes de Pernambuco na disputa. Além do Trio de Ferro local (Sport, Náutico e Santa Cruz), o Estado enviou mais duas equipes para o torneio nacional: Porto e América. O Mequinha, por sinal, é estreante na competição, e já fez sua primeira partida, superando o Ferroviária, por 2x0, na Arena da Fonte, em Araraquara.

Pela fase que vivem em suas categorias de base, Sport e Náutico surgem como destaques locais na Copa São Paulo. Em 2015, o Leão conquistou o Campeonato Pernambucano Sub-20, enquanto o Timbu faturou a versão Sub-17 do Estadual e ficou com o vice na Copa Nordeste Sub-20. 

Apesar da posição privilegiada dos rubro-negros e alvirrubros, o Santa Cruz contará com o peso de sua camisa e o Porto seguirá pondo em prática sua tradição de revelar jovens talentos locais. O Mequinha já passou pelo desafio inicial, e terá pela frente a missão de driblar a inexperiência no torneio. 

Confira abaixo resumo da situação de cada clube pernambucano:

AMÉRICA

Primeiro clube pernambucano a fazer a bola rolar, o Mequinha vem como franco atirador. Estreante na disputa, a equipe já começou mostrando serviço, ao bater o Ferroviária, com gols marcados por Maicon, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Diego Felipe, aos 35 da etapa complementar.

O América tem como diferencial o responsável pelo comando técnico da equipe. O dono da ‘prancheta’ é o treinador Luciano Ribeiro, que já disputou cinco edições da Copa São Paulo, sendo três pelo Porto e duas pelo Santa Cruz. 

PORTO

O Porto estreia na Copa São Paulo diante da Ponte Preta, neste sábado (2), a partir das 15h (horário do Recife), no Estádio Rocco, em Porto Feliz. Conhecido pelo trabalho minucioso realizado nas categorias de base, o clube caruaruense é figurinha carimbada nas tabelas da competição. 

Em seu atual elenco, o Gavião tem como destaques o meia Diego, principal armador da equipe, e o atacante Marlon, que tem como principal qualidade a velocidade nas jogadas pelas beiradas do campo. 

NÁUTICO

A estreia do Náutico será diante do Mogi Mirim-SP, neste sábado (2), às 16h (horário do Recife), no Estádio Leonardo Barbieri, em Águas de Lindoia. Vindo de uma temporada proveitosa, o Timbu aposta no entrosamento do grupo. O elenco alvirrubro se conhece bem, pois a maioria dos atletas já atua junta há cerca de três anos. 

Na comissão técnica, o Náutico conta com o técnico Levi Gomes, grande conhecedor do futebol de base nacional.  Já entre os jogadores, o destaque fica por conta do atacante Jefferson Nem, de 19 anos, que já foi incorporado ao elenco profissional do Timbu, mas que desceu de categoria para reforçar a equipe em São Paulo.

SPORT

Pelo lado dos leoninos, o primeiro compromisso na Copa São Paulo será ante um time que integra a elite do futebol nacional. Neste sábado (2), às 18h (horário do Recife), Sport e Atlético-PE medem forças, no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. Na última edição do torneio, os rubro-negros foram eliminados na 2ª fase.

Entre os leoninos que viajaram para a disputa da maior competição de base do Brasil, o principal nome é o zagueiro Adryelson, de 17 anos. Conhecido pela precisão nos desarmes e senso de liderança, o jovem defensor tem o respaldo de ter agregado passagens pela Seleção Brasileira Sub-17, em 2015, além de já ter sido utilizado no elenco profissional do Leão. 

SANTA CRUZ

Os tricolores estreiam na Copa São Paulo contra o Vila Nova-GO, neste sábado (2), a partir das 18h (horário do Recife), no Estádio Tenente Carriço, em Penápolis. Além da equipe que enfrentará em sua primeira partida pela competição, os tricolores terão pela frente, ainda na primeira fase, o Mirassol-SP e a Penapolense-SP.

COMENTÁRIOS dos leitores