Defesa do Náutico mantém média de poucos gols
Timbu até o momento tem o sistema defensivo menos vazado do Pernambucano
A manutenção de todos os jogadores do sistema defensivo que foi titular durante a temporada passada tem feito a diferença no Náutico. Depois de dois jogos no Pernambucano, o Timbu até o momento não sofreu nenhum gol. Resultado disso é a liderança da competição com 100% de aproveitamento.
O goleiro Júlio César aponta essa boa fase da defesa é um dos principais pontos para o time poder ganhar confiança para o ano. Segundo o camisa 1, o sistema defensivo tem tido aproveitamento de campeão. “Eu acredito que um time campeão que tem o poder de vencer jogos difíceis começa com uma defesa sólida. Se você for ver os times campeões da Série A nos últimos anos a média é menor que um gol por jogo. Se mantivermos essa solidez o Náutico sai ganhando bastante”, afirmou.
Durante a Série B, a defesa do Náutico já vinha se destacando pelas boas atuações. Formado por Júlio César, Rafael Pereira, Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón Filgueira, o sistema terminou como o sexto melhor da competição com 41 gols sofridos ficando a frente inclusive do Santa Cruz, que conseguiu o acesso para a Série A.
O técnico Gilmar dal Pozzo, no entanto, não restringe os elogios apenas para a defesa e afirma que os poucos gols sofridos tem sido resultado de um empenho coletivo. “É o setor onde demos continuidade. A linha de quatro está bem treinada e é um trabalho de quatro meses repetindo a mesma postura. Mas, é importante falar que não estamos tomando gol por conta da postura de toda a equipe. Temos participação dos atacantes sem a bola e dos atletas de meio para a frente. Eles ajudam a equipe e não deixam que o adversário inicie a jogada com qualidade como foi contra o Santa onde marcamos bem o João Paulo e o anulamos”, exemplificou.
A excessão do América, que possui um jogo a menos no estadual, o Náutico é o único time que ainda não teve suas redes balançadas pelos adversários.