Argelino apresenta rendimento de craque na Inglaterra

Riyad Mahrez tem 14 gols e 10 assistências em 24 jogos do Campeonato Inglês. Meia é responsável por 51% dos gols do líder Leicester.

qui, 11/02/2016 - 17:33
Divulgação Mahrez: revelação no futebol inglês Divulgação

No século XIX, vivia-se a II Revolução Industrial. As principais potências – Inglaterra e França – buscavam mercados consumidores a fim de vender o excesso de produção. Uma das alternativas encontradas foi a de colonizar países da África. Uma das nações que ficou para a França foi a Argélia. A consequência disso: a mistura entre os povos. Franceses passaram a viver em terras argelinas e vice-versa.

Esse fenômeno não passa despercebido no futebol. A lenda Zinedine Zidane nasceu na cidade de Marselha, na França. Os pais do meio-campista francês vieram da Argélia, em 1953. O jogador de destaque que vive essa relação de nascer em território francês e ter familiares argelinos é Riyad Mahrez, destaque do líder do Campeonato Inglês: o surpreendente Leicester City

Filho de pai argelino e mãe marroquina, o meia-direita (natural de Sarcelles, uma comuna da cidade de Paris) é um forte candidato a ser o melhor jogador do torneio. Em 24 jogos pela Premier League, Mahrez soma 14 gols e 10 assistências. A influência dele nos gols da equipe é de 51%. É o segundo colocado, ao lado de Özil, do Arsenal, neste quesito. Além de ser o jogador do time que mais sofreu faltas na competição. Ao todo são 50.

Mas, para alcançar o sucesso dos dias atuais, a trajetória do jogador foi longa e cheia de obstáculos. Mahrez sempre teve a companhia do pai, Ahmed Mahrez, nas partidas em que disputava. Em 2006, aos 15 anos de idade, o jogador de 24 anos perdeu o pai por conta de problemas cardíacos.

Além disso, foram poucos os técnicos que acreditaram no potencial do atual meia-direita do Leicester. A dúvida pairava na força física dele. “Eles (os técnicos) disseram que eu era muito magro, que os adversários tirariam a bola de mim com facilidade”, disse Mahrez em entrevista ao theguardian.

Mahrez está no terceiro ano pelo Leicester City. Inicialmente, o clube inglês direcionou o jogador ao time sub-21. Foi contratado na temporada 2013/2014 do Le Havre (time da 2° divisão francesa na época) por 450 mil libras. O contrato do argelino com o atual líder do campeonato inglês vai até 2019.

Somando gols e assistências nessa temporada, Mahrez tem 24. Confira neste quadro a porcentagem de participação em gols, entre o argelino e outros jogadores mais famosos das principais ligas europeias. 

Por Octavio Almeida.

COMENTÁRIOS dos leitores