No Arruda, Santa Cruz luta, mas sucumbe diante do Bahia

Tricolores impõem movimentação, mas visitantes conseguem aproveitar espaço e fecham placar de 1x0, abrindo alas no Grupo C da Copa do Nordeste

por Fernando Sposito dom, 14/02/2016 - 18:05

Muito ativo, mas pouco eficiente, o Santa Cruz foi batido pelo Bahia, por 1x0, neste domingo (14), no Arruda, pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Nordese 2016. O gol dos visitantes foi marcado pelo meio-campista Juninho, numa jogada que, por sinal, nem de longe aparentava ter potencial para definir a partida. O fato é que os corais ameaçaram, mas esbarraram nos erros de finalização e na falta de capricho na transição da defesa pra o ataque. Dessa forma, o Tricolor fica sem pontos e os baianos, pelo menos temporariamente, aparecem como líderes isolados da chave.

Após uma metade de primeiro tempo em que as equipes mantiveram o equilíbrio, baseadas no estudo do adversário e do campo, o Bahia tomou a iniciativa para alterar o marcador. Aos 20 minutos, o meia Juninho pegou a bola na entrada da área e soltou o pé, no canto direito de Tiago Cardoso, para abrir o placar. E o Tricolor ainda teve mais uma negativa, aos 35, quando Grafite deixou o gramado, por conta de sangramento excessivo – o camisa 23 coral vinha comandando o ataque e fazer sua melhor partida na atual temporada.

Antes do intervalo, mesmo sem destaques táticos evidentes, cada equipe protagonizou um lance de perigo. Aos 46, Bruno Moraes sofreu falta e Wallyson fez cobrança ‘com endereço’, no ângulo esquerdo, mas Marcelo Lomba foi buscar e espantou o perigo. No minuto seguinte, Hernane Brocador fez a última jogada da etapa inicial. Ele saiu livre, no mano a mano com Tiago Cardoso, mas tocou rasteiro para fora, desperdiçando a chance mais clara registrada.

Sem a organização de Grafite, mas com o poder de fogo em alta, com Wallyson à frente do setor ofensivo, o Santa Cruz voltou do intervalo mais aceso do que o Bahia. Com uma postura diferente, inclusive. Os corais deixaram um pouco de lado a insistência nas jogadas pelo meio e passaram a encontrar mais espaços pelos lados do campo, de forma ameaçar com mais freqüência a meta de Marcelo Lomba. A evolução, no entanto, não foi convertida em gol, e o time visitante terminou mesmo com os três pontos. 

FICHA DO JOGO

SANTA CRUZ

Tiago Cardoso; Vítor, Alemão, Danny Morais e Allan Vieira; Wellington Cézar, Dedé (Raniel) e João Paulo; Lelê (Keno), Wallyson e Grafite (Bruno Moraes). Técnico: Marcelo Martelotte.

BAHIA

Marcelo Lomba; Hayner, Éder, Gustavo (Robson) e João Paulo (Yuri); Feijão, Danilo Pires e Juninho; Luisinho, Hernane Brocador e Edigar Júnio (Zé Roberto). Técnico: Doriva.

Local: Arruda (Recife/PE).

Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL). 

Assistentes: Esdras Mariano de Lima (AL) e Maxwell Rocha da Silva (AL).

Gols: Juninho, aos 20 minutos do 1º tempo (Bahia).

Cartões amarelos: Wellington e Vitor (Santa Cruz); Gustavo, Hayner, Hernane Brocador e João Paulo (Bahia).

Público: 10.492.

Renda: R$ 180.225,00.

COMENTÁRIOS dos leitores