Milton Mendes estreia em classificação heroica do Santa

Tricolor se segurou e matou o jogo em um contra-ataque aos 41 minutos do segundo tempo

por Lívio Angelim dom, 03/04/2016 - 18:31
LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO Santa Cruz conseguiu suportar a pressão do Ceará e venceu o jogo por 1 a 0 LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

A classificação do Santa Cruz foi conquistada na raça. Teve um jogo difícil contra o Ceará, na Arena Castelão, neste domingo (3). O zagueiro Danny Morais salvou duas bolas em cima da linha, o goleiro Tiago Cardoso defendeu pênalti e Wallyson marcou o gol do jogo aos 41 minutos do segundo tempo, em chance única. O Tricolor do Arruda está na semifinal da Copa do Nordeste e enfrentará o Bahia no dia 13 de abril (quarta-feira), na Arena Fonte Nova.

O Santa Cruz entrou em campo pelo empate para passar à semifinal. A ideia era segurar a vantagem e - claro - o resultado. A equipe entrou em campo com cinco mudanças. Milton Mendes estreou no comando com várias alterações. Sem poder contar com Alemão, Grafite e Leonardo, o treinador apostou em Bruno Moraes no ataque e na zaga formada por Neris e Danny Morais - que salvou o time coral da desclassificação em dois lances.

Logo aos quatro minutos, Zezinho fez boa jogada pela esquerda, tentou finalizar e foi prensado. A bola sobrou para Assisinho, de primeira, chutar. Danny Morais salvou - literalmente - em cima da linha. O Ceará continuou pressionando e chegou a balançar as redes aos 34. Thiago Carvalho mandou para dentro da barra de cabeça, mas estava em posição irregular. O defensor salvou de novo aos 15 do segundo tempo, quando Rafael Costa jogou na área e Assisinho teve tudo para marcar, tentou com o peito, mas Danny cortou o lance de forma incrível.

A pressão do Ceará não cessou, as chances de abrir o placar se multiplicavam. O auge ocorreu aos 24 minutos, quando Allan Vieira cometeu pênalti em choque com Assisinho. Rafael Costa foi para a cobrança e não bateu bem. Tiago Cardoso defendeu. Assisinho chegou no rebote e, na pequena área, chutou rasteiro para, mais uma vez, Cardoso salvar e mandou para escanteio. Os cearenses continuaram ao ataque, mas o nervosismo foi tomando conta. Aos 29, Rafael Costa deu uma cabeçada e chutou o zagueiro Neris; foi expulso da partida.

Mesmo com um a menos, o Ceará teve chances de marcar e parou em Tiago Cardoso. O Santa Cruz precisou de apenas um contra-ataque para garantir a classificação. No intervalo, o técnico Milton Mendes trocou Bruno Moraes por Wallyson para explorar a velocidade na recomposição ofensiva. A mudança se mostrou correta aos 41 minutos. Em saída muito rápida, o jogador recebeu, levou na correria e tocou na saída do goleiro Éverson.

DESTAQUES

Craque: Tiago Cardoso (Santa Cruz) - o goleiro foi bastante testado, fez boas defesas e salvou até o pênalti cobrado por Rafael Coelho.

Bola Murcha: Assisinho (Ceará) - o atacante do Vozão foi muito mal na finalização e foi um dos responsáveis pela desclassificação do time. Rafael Coelho também não foi bem, perdeu o pênalti e foi expulso.

FICHA DE JOGO

Ceará

Éverson; Tiago Cametá, Thiago Carvalho, Charles e Fernandinho (Zé Mário)(Roni); Baraka, Zezinho (Bill), Richardson e Assisinho; Rafael Costa e Serginho. Técnico: Cristian Souza.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Vitor, Neris, Danny Morais e Allan Vieira; Uillian Correia, João Paulo e Leandrinho (Daniel Costa); Keno (Tiago Costa), Bruno Moraes (Wallyson) e Arthur.Técnico: Milton Mendes.

Torneio: Copa do Nordeste - quartas de final

Local: Castelão

Árbitro: José Reinaldo Figueiredo da Silva Filho - AL

Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares e Maxwell Rocina da Silva - AL

Gol: Wallyson (45 do 2ºT) - Santa Cruz.

Cartões amarelos: Charles, Zé Mário, Richardson, Zezinho e Bil - Ceará; Arthur, Tiago Cardoso, Danny Morais e Leandro Lima - Santa Cruz.

Cartão vermelho: Rafael Costa - Ceará

COMENTÁRIOS dos leitores