'Jovem' lista perigos das finais do Pernambucano na Arena

Apesar de punida, uniformizada emitiu uma nota alertando sobre a possibilidade de confrontos e dificuldades de logística caso as finais do Estadual aconteçam em São Lourenço da Mata

por Nathan Santos seg, 25/04/2016 - 23:46
Reprodução/Torcida Jovem Nota da torcida foi compartilhada no Facebook Reprodução/Torcida Jovem

Diante das informações que circulam sobre a possibilidade dos jogos da final do Pernambucano acontecerem na Arena Pernambuco, conforme suposta proposta do secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Felipe Carreras, uma parte da torcida se posicionou contrária à possibilidade. Através de nota publicada no final da noite desta segunda-feira (25), a Torcida Jovem acredita que existem sérios riscos de violência e logística para as decisões no estádio de São Lourenço da Mata.

De acordo com a organizada, não há divisões na área externa da Arena Pernambuco, o que facilitaria o livre trânsito entre torcedores de Santa Cruz e Sport. Para a Jovem, como as uniformizadas estão punidas e não podem entrar nos estádios caracterizadas, o livre trânsito pode acarretar em brigas de rivais, que se aproveitariam do fato de estar usando roupas sem identificação das torcidas.

A torcida também acredita que pode não haver divisão nos estacionamentos e torcedores dos dois clubes ficariam próximos uns dos outros. “Todos os torcedores ficam misturados no estacionamento da Arena, o que nos últimos clássicos vem causando pequenos princípios de tumulto, potencialmente agravados em um clássico de tamanha rivalidade como Sport x Santa Cruz”, explica a nota da uniformizada.

Ainda segundo o alerta da Torcida Jovem, a organizada entende que não existem soluções de logística para a chagada das torcidas à Arena Pernambuco. O argumento é que a estação de metrô fica a uma “distância impraticável para torcedores” e consequentemente tricolores e rubro-negros vão acabar utilizando ônibus. “Hoje, basicamente o estádio tem dois acessos, um pela BR 232, outro pela Caxangá/Camaragibe, o que agrava potencialmente os riscos de confusão no translado dos torcedores ao estádio, sejam organizados ou não”, complementa a nota.

Por fim, a organizada defende que os jogos das finais do Campeonato Pernambucano sejam realizados no Arruda e na Ilha do Retiro, por conta da experiência existente de outras finais. A torcida ainda se colocou à disposição para auxiliar qualquer órgão público no combate à violência nas duas decisões. Confira a nota na íntegra:

Já chegamos em 2016, temos exemplos em todo o país e ainda assim, as organizadas não estão sendo consultadas acerca de soluções de segurança para os espetáculos esportivos em Pernambuco.

Visando o problema, nossa torcida apesar de punida, suspensa, vem por meio desta nota sinalizar à sociedade dos riscos eminentes com a escolha da Arena Pernambuco como palco de decisão para o Campeonato Pernambucano de 2016.

Segue lista dos principais problemas elencados após avaliação da nossa entidade:

1- Atualmente, a única programação logística existente para clássicos na Arena Pernambuco é realizada diretamente pelas torcidas organizadas, visando o risco para os seus associados e para a sociedade, há um consenso entre as torcidas que a torcida do mando VISITANTE é responsável pelo translado dos seus componentes com transporte PARTICULAR/FRETADO, deixando os meios públicos tais como: ÔNIBUS/METRÔ para a organizada e "povão" do time do mando de campo.

2- Não existem divisões na área externa do estádio, facilitando assim o livre trânsito de torcedores em torno de toda a arena, ainda mais agravado com a punição das torcidas organizadas, onde os torcedores tendem a ir sem utilizar trajes das organizadas, facilitando encontro entre rivais.

3- Não existem divisões e/ou estacionamentos específicos para cada time, todos os torcedores ficam misturados no estacionamento da arena, o que nos últimos clássicos vêm causando pequenos princípios de tumulto, potencialmente agravados em um clássico de tamanha rivalidade como Sport x Santa Cruz

4- Não existem soluções logísticas para chegada ao estádio, apesar de disponibilizar ônibus e metrô para o acesso à arena, todos finalizam no mesmo meio - ÔNIBUS, diferentemente de outros estados, a estação de metrô mais próxima da Arena Pernambuco fica em uma distância impraticável para torcedores.

5- Apenas 2 vias de acesso ao estádio - Hoje, basicamente o estádio tem 2 acessos, 1 pela BR 232, 2 pela caxangá/Camaragibe o que agrava potencialmente os riscos de confusão no translado dos torcedores ao estádio, sejam organizados ou não.

Tendo esses e outros problemas facilmente indicáveis, solicitamos que os jogos da decisão do Campeonato Pernambucano 2016 sejam mantidos nos estádios de origem, os próprios dos clubes, estádios que já contam com branda experiência, seja em clássicos ou em jogos igualmente decisivos.

Em nenhum momento justificaremos a violência, apenas estamos dispostos à auxiliar qualquer órgão público para evitarmos juntos todo e qualquer possível problema.

Sem mais e sempre a dispor para demais esclarecimentos e ajuda,

Torcida Jovem do Sport

 

COMENTÁRIOS dos leitores