Náutico garante retorno para Copa do Nordeste em 2017

Diante de Salgueiro apático, Timbu goleou na Arena Pernambuco e volta ao regional no próximo ano

por Rodrigo Malveira sab, 07/05/2016 - 20:28
Léo Lemos/Divulgação/Náutico O Timbu venceu com folga pelo placar de 3 a 0 Léo Lemos/Divulgação/Náutico

A ausência da Copa do Nordeste no calendário do Náutico, que foi bastante sentida neste início de ano, não se repetirá em 2017. Em decisão do terceiro lugar do Pernambucano com o Salgueiro, os alvirrubros dominaram boa parte do jogo e venceram com folga pelo placar de 3 a 0, garantido assim a volta ao torneio regional e encerrando a participação no estadual. O Timbu voltará a campo agora apenas no brasileiro, já no próximo sábado (14) contra o Criciúma, no Heriberto Hulse. 

Nem de longe lembrando aquele Salgueiro que deu trabalho aos três grandes de Recife no hexagonal do título, o Náutico teve facilidade para administrar o jogo nos primeiros minutos da partida que valia o terceiro lugar do estadual. Com ampla posse de bola, o alvirrubro era quem criava as melhores chances do jogo. O domínio não demorou muito para se reverter em gol, aos 14 minutos, o Timbu se aproveitou de uma falha do goleiro Mondragon para abrir o placar. Rony chutou, o camisa 1 do Carcará deu rebote e Rafael Coelho só teve o trabalho de limpar a jogada e balançar as redes, 1 a 0 no placar.

Apenas após o gol alvirrubro é que os sertanejos pareceram acordar no jogo e passaram a atacar com mais intensidade. O time, porém, esbarrou na pressa para igualar o placar e não conseguiu realizar jogadas mais trabalhadas, errando vários passes. As melhores chances de empate vieram de bolas paradas, em uma delas a torcida do Carcará até comemorou o gol, mas o árbitro Gilberto Castro Jr. apontou impedimento de Ranieri no lance depois de completar, de cabeça, a cobrança de falta de Paulinho Mossoró.

Precisando de dois gols para levar a partida para os pênaltis, o Salgueiro investiu na ofensividade no segundo tempo, o técnico Sérgio China colocou mais dois atacantes em campo, passando a atuar com três jogadores no setor. A estratégia, porém, não teve o efeito desejado. Com o time sertanejo mais aberto, o Náutico soube aproveitar os espaços em um contra-ataque ampliou a vantagem. Cal Rodrigues fez lançamento milimétrico para Rony sair na cara do gol de Mondragon e tocar no canto do goleiro.

O 2 a 0 que agora obrigava o Salgueiro a fazer três gols desanimou os sertanejos. O Timbu passou a administrar o jogo. Sem sofrer sustos na parte defensiva, os alvirrubros ainda conseguiram fazer mais um. Jefferson Nem aproveitou cruzamento de Rony e marcou o terceiro gol alvirrubro.

Ficha técnica:

Náutico:

Júlio César, Joazi, Rafael Pereira, Fabiano Eller e Henrique; Ygor (Cal Rodrigues), Rodrigo Souza, Caíque (Renan Oliveira), Esquerdinha e Rony; Rafael Coelho (Jefferson Nem)

Salgueiro:

Mondragon, Toty, Ranieri, Rogério Paraíba (Dadá) e Marlon; Rodolfo Potiguar, Moreilândia (Lucas Piauí), Cássio Ortega e Paulinho Mossoró; Jeferson Berger e Anderson Lessa (Piauí)

Árbitro: Gilberto Castro Júnior

Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno César Vieira

Local: Arena Pernambuco

Gols: Rafael Coelho (14min do 1ºT), Rony (8min do 2ºT) e Jefferson Nem (36min do 2ºT)

Cartões Amarelos: Caíque, Cal Rodrigues (Náutico) Moreilândia, Lucas Piauí (Salgueiro)

Público: 1.827 torcedores

Renda: R$ 20.935,00

COMENTÁRIOS dos leitores