Papão luta pelo título da Copa Verde no Distrito Federal

Time bicolor venceu a primeira em Belém e leva a taça até se perder por um gol de diferença no Bezerrão

seg, 09/05/2016 - 22:09
Fernando Torres/Divulgação-Paysandu Sport Club Elenco bicolor está concentrado para a final, mesmo após a conquista do Parazão, no sábado (7) Fernando Torres/Divulgação-Paysandu Sport Club

Paysandu e Gama iniciam nesta terça-feira (10), às 20h30, a segunda etapa da final da Copa Verde. Os bicolores, com vitória por 2 a 0 em Belém, têm considerável vantagem: podem até perder por um gol de diferença, no estádio Bezerrão e ainda assim conquistarão o título e a vaga na Copa Sul-Americana de 2017.

O Paysandu está motivado, após a conquista do 46º título paraense no sábado (7), mas promete concentração para o jogo até então mais importante da temporada.

Para levantar a segunda taça em um intervalo três dias, o treinador Dado Cavalcanti deve repetir a formação que iniciou a partida final do Campeonato Paraense. Somente o atacante Fabinho Alves, autor do segundo gol bicolor no jogo, é dúvida para o confronto.

O Papão só perde o título da Copa Verde se for derrotado por placar com três gols de diferença ou mais. Se o placar do Mangueirão se repetir a favor do Gama, a decisão vai para os pênaltis.

Invicto há 25 jogos – 21 deles somente neste ano –, o time bicolor tem a chance de fazer as pazes com o passado. Em 2014, também na capital federal, o Paysandu disputou a final da competição, mas foi derrotado pelo Brasília, nos pênaltis.  

Turbulência – Os preparativos do Gama para a decisão foram marcados por problemas. A derrota em Belém provocou a demissão do técnico Arthur Bernardes. O time será comandado pelo auxiliar técnico Reinaldo Gueldini.

Os alviverdes prometem uma postura mais ofensiva e ousada para reverter a desvantagem do primeiro confronto, mas terão um desfalque importante no Bezerrão: o volante e capitão Tiago Gaúcho.

Para o Gama, vencer o torneio é uma questão de honra. Eliminada do Campeonato Brasiliense ainda nas semifinais, a equipe não conseguiu vaga no Brasileiro da Série D. Após a final da Copa Verde, só restará ao elenco neste ano a disputa da Copa do Brasil.

As decisões anteriores da Copa Verde servem de combustível para os candangos: todos os times que perderam a primeira partida da final da Copa Verde conseguiram contornar a situação no jogo de volta. Brasília, contra o Papão, e Cuiabá, diante do Remo, foram os autores das proezas.

Campanhas – O Papão conseguiu seis vitórias e um empate nas sete partidas que disputou na Copa Verde. O Gama venceu duas, empatou três e perdeu duas. As equipes já se enfrentaram quatro vezes: duas vitórias para cada lado.  

Prováveis escalações:

Gama: Pereira; Dudu Gago, Pedrão, João Paulo e Makeka; Eduardo, Lucas Almeida (Ítalo), Michel Pires e Fábio Gama; Grampola e Formiga. Téc: Reinaldo Gueldini

Paysandu: Emerson; Roniery, Fernando Lombardi, Gualberto e Lucas; Ricardo Capanema, Augusto Recife, Raí (Raphael Luz) e Celsinho; Fabinho Alves e Leandro Cearense. Téc: Dado Cavalcanti

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO). Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Leone Carvalho Rocha – (GO). 

Por Mateus Miranda.

COMENTÁRIOS dos leitores