Meninas de Remo e Papão disputam clássico no Mangueirão

Jogadoras bicolores entram no confronto desta quinta-feira (16) como favoritas. Azulinas buscam recuperação.

qui, 16/06/2016 - 09:50

A cada nova temporada o torcedor paraense possui um ritual de conferir as datas dos clássicos entre Remo e Paysandu, seja pelo Parazão, pela Copa Verde ou algum amistoso. Agora, os aficionados por futebol na região têm um novo clássico no calendário: o RexPa de futebol feminino. O confronto será nesta quinta-feira (16), às 15 horas, no Mangueirão, em partida anulada da quarta rodada do Campeonato Paraense.

Leão e Papão estavam há anos sem utilizar o departamento de futebol feminino. Nesta temporada os dois tiveram a iniciativa de colocar de volta as meninas no gramado. As bicolores saíram na frente e anunciaram o retorno em março, contratando a treinadora Aline Costa, pentacampeã paraense.

A técnica trouxe para a equipe praticamente a base dos elencos que foram campeões com ela na Tuna e Pinheirense, por exemplo. O entrosamento existente entre elas é a chave do Paysandu nesta campanha: são quatro vitórias e um empate em cinco rodadas, 32 gols marcados (o melhor ataque da competição) e apenas cinco sofridos. A equipe é a vice-líder do campeonato com 13 pontos e uma vitória garante a liderança. Além disso, as bicolores já se classificaram às semifinais do primeiro turno.

As azulinas entraram no meio do campeonato. O Remo conseguiu participar do Parazão 2016 a partir de uma parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), que forma a base do Leão na competição. O pouco tempo de treinamento com o técnico Leon Leal na preparação comprometeu o primeiro turno das meninas. Conquistaram somente uma vitória nos quatro jogos que disputaram e perderam os demais – fato que faz as azulinas ocuparem a penúltima colocação (7° lugar) no campeonato. Marcaram quatro gols e sofreram 11.

História – A primeira final da história do Campeonato Paraense de Futebol Feminino, em 1983, envolveu os maiores times do Norte do Brasil. A vitória foi azulina, que superou as bicolores por 1 a 0, gol da atacante Cebolinha. O Remo entrou naquela partida com: Shirley, Maria, Odirene, Mira, Paula (Amélia), Sandra, Ângela, Odília, Bernadete, Cebolinha e Pelezinha.

Ingressos – O torcedor que quiser prestigiar o clássico poderá comprar o ingresso no Mangueirão ao valor de R$ 5.

Polêmica – A princípio, o jogo seria disputado na quarta rodada do Parazão, no dia 29 de maio, no Centro Esportivo da Juventude (Ceju). No entanto, por questões de segurança, a diretoria do Remo entrou com pedido para adiar o clássico. Houve duas tentativas de mudança no local para não haver o cancelamento da partida, em Santa Izabel e Castanhal, não aceitos. Com a mudança de local para o Mangueirão, tornou-se possível a realização do confronto.

Por Mateus Miranda.

COMENTÁRIOS dos leitores