Guardiola diz que precisa de adaptação no Manchester City

Consagrado por bons trabalhos e títulos no Barcelona e no Bayern de Munique, ele sabe que terá de provar mais uma vez o seu valor, desta vez no futebol inglês

sex, 08/07/2016 - 12:10

Adaptação. Esta foi a palavra mais falada nesta sexta-feira pelo técnico espanhol Pep Guardiola em sua primeira entrevista coletiva como novo comandante do Manchester City, na Inglaterra. Consagrado por bons trabalhos e títulos no Barcelona e no Bayern de Munique, ele sabe que terá de provar mais uma vez o seu valor no futebol inglês.

"Quando eu cheguei no Bayern, foi a minha primeira experiência em mudança de clube desde que tinha 13 anos. Percebi, imediatamente, que tinha que me adaptar à qualidade dos meus jogadores, que era completamente diferente do Barcelona. Nunca disputei uma partida no Campeonato Inglês e tenho certeza que vai ser diferente do que o espanhol e o alemão. E vou ter que me adaptar a ela", disse Guardiola.

O técnico já percebeu que dificilmente na Inglaterra conseguirá implantar a sua proposta de jogar no famoso "tiki taka". "Eu acho que será mais físico. Algumas pessoas dizem que é menos atraente, mas eu não sei. Vou conversar com Brian Kidd e Arteta (seus assistentes) para aprender mais", afirmou o espanhol.

No Manchester City, que estará na Liga dos Campeões da Europa, Guardiola quer provar que segue sendo um dos melhores treinadores do continente. "É por isso que eu estou aqui, para provar. Esta é a razão para eu estar aqui. Estive no Barcelona, onde tive um dos melhores jogadores de todos os tempos, eu os conhecia desde a base. No Bayern e agora são novos desafios para mim. Eu tenho que convencer os jogadores a jogarem como eu quero", comentou.

Com o português José Mourinho no comando do rival Manchester United, Guardiola foi político ao falar do assunto. "Nós nos enfrentamos muitas vezes e o que posso dizer é que ele me ajudou a ser um treinador melhor, assim como o Klopp (Jurgen, atual treinador do Liverpool)", concluiu.

O primeiro jogo de Guardiola no comando do Manchester City será justamente contra o Bayern de Munique, em amistoso marcado para o próximo dia 20. A primeira partida oficial será no dia 13 de agosto contra o Sunderland, pela primeira rodada do Campeonato Inglês.

COMENTÁRIOS dos leitores