Náutico inicia o returno com derrota em casa

Diante do Criciúma, alvirrubros esbarraram na grande atuação do goleiro Luiz na segunda etapa e perderam por 1 a 0

por Rodrigo Malveira sab, 20/08/2016 - 18:24
ANDRé NERY/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO Timbu não conseguiu criar boas jogadas ANDRé NERY/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Os 15 dias de pausa da Série B parecem que não fizeram bem para o Náutico. Após encerrar o primeiro turno com duas vitórias e um empate nos últimos três jogos, o Timbu voltou a atuar na Série B com uma derrota na Arena Pernambuco, neste sábado (20), para o Criciúma. Pouco efetivo no primeiro tempo e pressionando em busca do resultado positivo, o time pernambucano não teve muito êxito e viu os catarinenses passarem a frente na tabela com o resultado positivo, chegando a 6ª posição, enquanto os alvirrubros caíram para a 8ª.

Com a ausência do meia Hugo, o Náutico foi a campo com um esquema diferente do habitual utilizado por Alexandre Gallo. Os alvirrubros entraram em campo com o setor ofensivo composto por quatro atacantes: Rony, Jefferson Nem, Bérgson e Léo Santos, além de Renan Oliveira mais recuado, jogando quase como volante ao lado de João Ananias. A nova formação que parecia mais ofensiva no papel não foi eficiente em campo. A falta de um homem na criação dificultou as jogadas ofensivas do Alvirrubro que no primeiro tempo se resumiram em apenas chutes de fora da área e alguns cruzamentos.

Enquanto isso, o Criciúma, mesmo jogando fora de casa e sem o seu principal destaque, o atacante Gustavo, era mais efetivo no ataque, dando trabalho para o goleiro Júlio César. Logo nos lances iniciais da partida, os catarinenses já mostraram que dariam trabalho com finalização de Juninho e Alex Maranhão que obrigaram o camisa 1 alvirrubro a trabalhar. E, quando não era ele que salvava, era o travessão. Como foi aos 26 minutos, Jheimy fez boa jogada e cruzou para Roberto desviar e acertar a trave. 

Porém, se o gol não saiu aos 26 minutos, foi marcado aos 27. Logo no lance seguinte, ainda no ataque, Alex Maranhão tabelou com Jheimy, entrou na área e tocou no canto esquerdo de Júlio César para abrir o placar, 1 a 0 para o Tigre. Que ainda teve chances de ampliar, enquanto o Timbu seguiu sem muita efetividade ofensiva. O placar acabou permanecendo até o fim da primeira etapa.

Na segunda etapa, Gallo tentou fazer alguns ajustes na equipe e aos 13 minutos da parte final da partida já havia feito duas alterações na equipe. Mateus Muller e Daniel Morais foram a campo. O primeiro logo na sua entrada conseguiu criar uma boa oportunidade em cobrança de falta rasteira no canto e que obrigou o goleiro Luiz a fazer uma boa defesa.  

Aos 23 minutos, nova grande aparição do goleiro do Criciúma. Rony recebeu passe dentro da área e complementou para o gol e o camisa 1 se esticou para fazer novo milagre. O Criciúma se segurava como podia diante da pressão alvirrubra. E o goleiro Luiz se transformou o nome da partida, fazendo ainda mais dois milagres nos minutos finais do jogo. E o placar terminou com derrota dos alvirrubros no início do segundo turno.

Ficha técnica:

Náutico:

Júlio César, Joazi, Rafael Pereira, Adalberto e Gastón; João Ananias, Renan Oliveira, Jefferson Nem (Rogerinho) e Bérgson (Daniel Morais); Rony e Léo Santos (Mateus Muller)

Criciúma:

Luiz; Ricardinho, Raphael Silva, Ferron e Diego Giaretta; Barreto, Roberto (Niltinho), João Afonso e Alex Maranhão (Marlon); Jheimy e Juninho (Caíque Valdívia)

Local: Arena de Pernambuco

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)

Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)

Cartões Amarelos: Juninho, Jheimy, Luiz e João Afonso (Criciúma)

Gols: Alex Maranhão (27min do 1ºT)

Público: 3.024 torcedores

Renda: R$ 29.975,00

COMENTÁRIOS dos leitores