Após 11 anos, Santa reapresenta time feminino mirando alto

Categoria voltou a funcionar no estadual deste ano e conta com vários reforços para as competições nacionais

por Renato Torres sab, 17/09/2016 - 17:27
Renato Torres/LeiaJáImagens Equipe feminina do Santa Cruz começa a treinar na próxima segunda-feira (19) Renato Torres/LeiaJáImagens

Na tarde deste sábado (17), o Santa Cruz apresentou parte do elenco de futebol feminino do clube, que volta a receber incentivo graças a um projeto do treinador Farges Ferraz. Vale ressaltar que o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol (Profut) traz em seu texto a exigência para que os clubes invistam no futebol feminino.

As 15 atletas, selecionadas em uma peneira realizada no próprio Santa, se juntam a outras 12 contratadas para a próxima temporada. Todas, vindas de fora do Estado. O comandante da equipe conta que o projeto coral é audacioso e o investimento é compatível com tais ambições.

“Temos objetivos grandes. O primeiro deles, até porque o Santa nunca venceu o estadual, é ganhar no ano que vem. E, claro, nos sairmos bem no Brasileiro e na Copa do Brasil. Queremos, nos próximos dois anos, tornar o clube referência no futebol feminino", disse Farges.

Sotaque estrangeiro

Johanna Chamorro acumula passagem pela seleção argentina e agora reforça o Tricolor (Renato Torres/LeiaJáImagens)

Das 12 contratadas, duas vem da Argentina e uma da Suécia. Além delas, o Tricolor espera trazer mais três atletas italianas na excursão que está marcada para a cidade de Verona, em dezembro. Quem chegou primeiro foi a meio-campista Johanna Chamorro, 24 anos. Nascida em Buenos Aires, a atleta estava jogando no país e decidiu apostar no projeto do Santa.

"Na Argentina também era assim. Só os clubes grandes como Boca Juniors e River Plate têm projeção. Se fala só do futebol masculino. Aqui no Brasil, o esporte tem mais espaço. Pesquisei sobre o clube, é grande e tem uma ideia importante", contou Johanna.

Prata-da-Casa

Yandra é moradora de Cidade Tabajara e terá sua primeira chance na equipe principal (Renato Torres/LeiaJáImagens)

A ideia de remontar o elenco profissional foi positiva, não só para quem joga em outras partes do globo. A peneira do Santa Cruz deu a Yandra Katharyna, atleta da base coral, moradora de Olinda, a oportunidade de disputar competições junto às atletas mais velhas. Para a atacante, tal chance não poderia ter vindo em hora melhor. A luta de Yandra agora é contra a ansiedade de entrar em campo.

"Aqui o único clube que é certo é o Vitória. Esse trabalho agora é para tornar o Santa um clube nacional. Para mim, é muito bom pois só tenho 17 anos e é uma oportunidade de jogar entre meninas mais velhas, estou aprendendo bastante.  Eu estou muito ansiosa, nervosismo demais, querendo que chegue logo o campeonato para poder dar o meu melhor", contou a jovem jogadora.

Excursão

Jogadoras recebem as instruções do treinador Farges Ferraz (Renato Torres/LeiaJáImagens)

A pré-temporada das meninas corais será em grande estilo. Em dezembro, o elenco parte para a cidade de Verona, na Itália. A comissão trabalha para acertar amistosos com equipes locais como Chievo e Hellas Verona. Antes disso, o elenco começa os treinos na próxima segunda-feira (19), pois em outubro fará amistosos em Camaragibe. Tudo isso, pensando no Campeonato Brasileiro que será disputado em janeiro de 2017.

COMENTÁRIOS dos leitores