Santa e Paysandu têm vagas ameaçadas na Sul-americana 2017

A CONMEBOL não aceitou a indicação dos vencedores da Copa do Nordeste e Copa Verde

por Renato Torres qua, 30/11/2016 - 17:27
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Neste ano, o Santa parou no Independiente Medellín Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Atuais vencedores dos campeonatos regionais, Santa Cruz e Paysandu devem ficar de fora da Copa Sul-Americana em 2017. Segundo repórter da Rádio Itatiaia, Wellington Campos, a CONMEBOL, que realiza o torneio não aceitou a indicação dos dois clubes e exige representantes da Série A.

Quando sagrou-se campeão do Nordeste em 2016, o Tricolor Pernambucano garantiu, automaticamente, as vagas na Copa Sul-Americana em 2016 e 2017, por conta do regulamento da Confederação Brasileira de Futebol. Após disputar, e ser eliminado nas quartas de final, pelo Independiente Medellín-COL, o Santa pode ficar de fora também da edição na próxima temporada.

A CBF recebeu duas vagas para a Libertadores e acabou perdendo duas para a Sula, com isso, a única forma de classificação a partir de 2017 é por meio da classificação na Série A. Pois a entidade optou por retirar as vagas dos torneios regionais. Como já havia previsto a participação do time coral e do Paysandu - vencedor da Copa Verde - indicou os dois clubes como classificados pelo Brasil, porém a CONMEBOL não aceitou as indicações, pois exige a classificação pelo campeonato nacional para as vagas.

Vale destacar que os regulamentos da Copa do Nordeste e da Copa Verde, já não estão mais garantidas as vagas na competição continental a partir do próximo ano. Neste ano, o Cuiabá-MT foi quem disputou a Sul-Americana, por ter vencido o torneio do norte do país em 2015. A equipe mato-grossense foi eliminada ainda na etapa nacional pela Chapecoense.

LeiaJá também

---> Tabela básica da Copa do Nordeste é apresentada pela CBF

---> Copa do Nordeste já tem grupos definidos para 2017

---> Grafite faz três, mas Santa é eliminado da Sul-Americana

COMENTÁRIOS dos leitores