Neymar já é o maior 'garçom' de uma edição da Champions

Mesmo antes das quartas de final da competição, atacante já deu oito assistências para os companheiros de Barcelona

por Renato Torres qui, 09/03/2017 - 15:40
Reprodução/Facebook/Barcelona Neymar já serviu os companheiros em oito oportunidades Reprodução/Facebook/Barcelona

Nessa quarta-feira (9), Neymar foi fundamental para o Barcelona fazer história na UEFA Champions League, ao reverter uma vantagem de quatro gols do Paris Saint-Germain. O time catalão aplicou um 6x1, com direito a dois gols e uma assistência do atacante brasileiro. O resultado classificou os blaugranas para as quartas de final e aumentou uma estatística que está consagrando a temporada do camisa 11 na Europa.

Até o presente momento, o máximo de assistências alcançado por um jogador durante uma única edição da Liga dos Campeões pertencia a Luís Figo (Real Madrid - 2000/2001) e Wayne Rooney (Manchester United - 2013/2014). Com o passe para o gol de Sergi Roberto, que eliminou o PSG, Neymar se igualou aos craques e ainda pode superar os concorrentes nas próximas fases. Curioso observar a evolução do brasileiro ao longo das suas passagens no maior campeonato de clubes do mundo.

Em 2013/2014, o atacante serviu os companheiros em apenas três oportunidades. Número que passou para 5 em 2015/2016, temporada em que ele dividiu a artilharia do torneio com Messi e Cristiano Ronaldo, todos marcando 10 gols. No atual momento, Neymar, além de ser o assistente em oito gols do Barça, marcou outros quatro, o que significa participação direta em 12 dos 26 gols catalães na Champions League. Ou seja, quase metade dos tentos blaugranas passaram pelos pés do brasileiro.

Confira a lista dos maiores assistentes em uma única edição da Liga dos Campeões:

8 assistências - Luís Figo (Real Madrid), Wayne Rooney (Manchester United) e Neymar (Barcelona)

7 assistências - Zlatan Ibrahimovic (PSG), Xavi Hernández (Barcelona) e Ryan Giggs (Manchester United)

6 assistências - Messi (Barcelona), Mesut Özil (Real Madrid), Wesley Sneijder (Internazionale), Alex (Fenerbahçe), Deco (Barcelona) e Jérôme Rothen (AS Mônaco)

COMENTÁRIOS dos leitores