Competição de carros esportivos reúne fãs de velocidade

Evento Circuito Fechado juntou 43 automóveis de vários Estados em um encontro para celebrar a paixão por carros esportivos

por Geraldo de Fraga sab, 25/03/2017 - 15:00
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Evento Circuito Fechado, no Aeródromo Coroa do Avião, reuniu apaixonados por automóveis esportivos de vários estados do Brasil Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Nem o sol quente da manhã deste sábado (25) tirou a empolgação dos aficionados por carros esportivos que foram até o Aeródromo Coroa do Avião, em Igarassu, atrás do ronco dos motores. O evento Circuito Fechado promoveu um encontro de amantes da velocidade, vindos de vários Estados do Brasil. Segundo a organização, 43 veículos adaptados participaram da competição de arrancadas.

Antes de mais nada, uma das preocupações era com a segurança. Para a disputa, além de ter mais de 18 anos e carteira de habilitação, os competidores seguiram à risca as regras. "Só entra na pista quem estiver usando capacete, calça comprida e sapato", explica Flávio Sukar, um dos organizadores. "Nosso objetivo principal aqui é curtir o carro em um local seguro", garante.

A potência impressiona. Alguns veículos chegam a atingir perto de 300km por hora. A competição foi dividida em três categorias: quatro, seis e oito cilindros. A pista tem 800m e a regra é simples: vence quem atinge a maior velocidade ao cruzar a linha de chegada. A maioria dos modelos era de Camaros e Mustangs, mas havia também Mercedes, Porsches e ainda modelos mais simples. Todos, porém, modificados para ficarem mais velozes.

Apesar da disputa, o que reinou mesmo foi o clima de confraternização. "Gosto muito de carros, a turma aqui é legal e estamos em um espaço seguro para testar o carro, coisa que não podemos fazer na rua", diz Sebastião Llorente, argentino que mora no Recife há oito anos. Dono de um Audi S3, ele garante que ficar entre os mais rápidos é irrelevante. "Venho para curtir. É diversão somente", ri.

O comerciante Tonico Bezerra saiu de Natal, no Rio Grande do Norte, para colocar seu Audi RS6 para correr em Igarassu. "Sempre venho para os eventos do Circuito Fechado. Já é a minha quarta vez aqui. É uma brincadeira legal que alerta também que não se deve correr na rua. É muito divertido. Compensa demais o gasto para quem gosta de verdade", revela, em conversa com o LeiaJá.

O clima empolgou também quem não tinha carro. "Penso em correr futuramente, mas não tenho nenhum veículo esportivo", lamentou Renato Pereira, enquanto tirava várias fotos dos automóveis que se preparavam para entrar na pista. "Vim assistir porque sou amante de carros desde pequeno, é meu hobby, tenho até uma rede social só para postar fotografias de carros adaptados", afirma.

A competição segue durante toda a tarde. Não há prêmio em dinheiro, apenas um troféu simbólico para animar a festa. Neste domingo (26), às 12h, na praia do Paiva, acontece a cerimônia de premiação. Na ocasião, haverá exposição de carros antigos e dos veículos esportivos que estiveram correndo no Aeródromo Coroa do Avião A entrada é gratuita.

COMENTÁRIOS dos leitores