3º do Pernambucano não está mais garantido no Nordestão

Copa Nordeste terá, a partir deste ano, uma fase preliminar com oito times, entre vices e terceiros colocados nos estaduais

por Thayná Aguiar qua, 10/05/2017 - 12:34

Na noite desta terça-feira (9), A Confederação Brasileira de Futebol definiu um novo critério de participação na Copa do Nordeste de 2018, após um acerto entre a própria CBF, a Liga do Nordeste e Federações estaduais.

Na competição do próximo ano, a CBF realizará uma fase preliminar, prevista pra acontecer entre os dias 24 e 31 de maio deste ano e contará com a participação dos seis vice-campeões dos seguintes Estados: Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Maranhão, Sergipe e Piauí, além dos terceiros colocados dos Campeonatos Pernambucano e Baiano deste ano.

Destes oito clubes que disputarão a fase preliminar, apenas quatro se classificarão para a competição no próximo ano. A primeira fase do Nordestão de 2018 será formada pelos nove campeões estaduais de 2017 da Região Nordeste, pelos vice-campeões das três federações melhores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2017 (Pernambuco, Ceará e Bahia) e pelos outros quatros clubes oriundos da fase preliminar.

Copa do Nordeste de 2018 com novo critério de participação

Para a fase preliminar, cinco dos oitos times que disputarão, já estão definidos: Globo-FC, CSA, Treza e Itabaiana (que foram vice em seus respectivos Estados) e o Fluminense de Feira , terceiro colocado no Campeonato Baiano.

Para o ano de 2019, uma mudança importante: as vagas para a fase preliminar deixarão de ser oferecidas pelos estaduais e passarão para os clubes melhor ranqueados dentro de cada estado.

Leiajá também

--> Final da Copa do Nordeste: ingressos estão disponíveis 

--> Bola da final do Nordestão terá edição especial

COMENTÁRIOS dos leitores