Contra o Luverdense, Náutico vence a primeira em casa

Timbu chegou a segunda vitória consecutiva na Série B na estreia do técnico Roberto Fernandes

por Renato Torres sex, 04/08/2017 - 22:20
MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Erick foi um dos destaques da partida MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Para a estreia de Roberto Fernandes, o calendário da Série B apontava, nesta sexta-feira (4), um adversário direto na luta contra o rebaixamento: o Luverdense. O Náutico, embalado pela vitória diante do Vila Nova, vice-líder do torneio, fora de casa, entrou na Arena de Pernambuco com a moral renovada para disputar contra o time de maior pontuação no Z4. E o resultado foi a tão esperada primeira vitória em casa. Com gol de Erick, o Timbu venceu na estreia de Roberto Fernandes e a distância para as outras equipes começa a diminuir.

Tática nova, time mais incisivo

Nem mesmo a notícia de última hora de que o goleiro Tiago Cardoso havia deixado o elenco momentos antes da partida, mexeu com o ímpeto dos atletas alvirrubros. Em parte, por querer mostrar serviço ao novo treinador, Roberto Fernandes. Já nos primeiros segundos de jogo, o Timbu chegou tabelando pela esquerda e o cruzamento rasteiro encontrou Gilmar, porém a finalização passou por cima do travessão de Diogo Silva. A estratégia do time armado pelo comandante alvirrubro era ousada e contava com seis atacantes de origem, o que dava volume nos lances ofensivos, mas abria espaços para o contra-ataque.

O Timbu voltou a assustar aos 15, em bola cruzada na área que passou por todo mundo e Erick chegou de carrinho no segundo pau. O problema é que ele não pegou bem e a bola subiu. A resposta foi imediata, reforçando que o jogo estava aberto. Douglas Baggio encostou na área pela esquerda e chutou de chapa, Jefferson defendeu estranho e quase colocou para dentro. Mesmo com o jogo oscilando de ritmo, aos 29, os alvirrubros chegaram bem ao ataque novamente. Erick cobrou escanteio praticamente nos pés do zagueiro Feliphe que girou e bateu forte, entretanto, a finalização explodiu na defesa antes que pudesse surpreender o arqueiro adversário.

Foram mais duas tentativas até os 40, uma para cada lado, dos respectivos 'Ericks', mas o alvirrubro mandou falta perigosa por cima do gol e o visitante parou no goleiro do Náutico. Já aos 45, surgiu uma ótima chance para o Náutco marcar em bola que Bruno Motta lançou Vinícius. O centroavante parou em Diogo Silva e, no rebote, Iago encheu o pé, mas o goleiro mostrou reflexo para evitar que o placar fosse inaugurado.

Expulsão, pênalti e vitória alvirrubra

O recomeço de jogo prometia para o Timbu. Logo aos seis minutos, William Schuster, que acabara de entrar, sofreu falta de Ricardo. O volante já tinha amarelo e foi expulso de campo. Não demorou para a pressão começar. Erick carregou pelo meio e enfiou para Iago entrar sozinho com o goleiro, contudo faltou pegar melhor e o toque de primeira, por baixo, acabou parando em Diogo para desespero do treinador. Apesar da desvantagem numérica, o Luverdense conseguiu chegar aos 11, em boa jogada de Paulinho que foi até a linha de fundo e cruzou para Alfredo. Entretanto, o companheiro, livre na área, mandou para fora.

Segurando até bem, os visitantes viram a situação piorar quando Aderlan acertou a perna de Iago. O juiz marcou o pênalti e Erick não perdeu a chance de marcar; 1x0. Em desvantagem também no placar, só restou à equipe mato-grossense partir para o ataque e o empate quase veio aos 20, em falta cruzada na área que Paulinho ajeito de cabeça para o meio e Alfredo chegou de peixinho, mas a tentativa foi por cima do gol. Vencendo e com um a mais se esperava um domínio maior dos donos da casa, mas o que se via era uma ansiedade em atacar que culminava em lances de pouco perigo e gerava contra-ataques.

Os minutos finais foram de poucas oportunidades para os dois times, exceto por um lance em que Diogo saiu mal e Gilmar pôde finalizar sem goleiro, porém o chute foi por cima da barra que estava ocupada por defensores. O resultado diminuiu a distância do Náutico para os demais time da zona do rebaixamento. Com 14, faltam apenas dois pontos para o Timbu alcançar o vice-lanterna, ABC. Por outro lado, o Luverdense estacionou nos 20, mas permanece a três pontos do primeiro time fora do Z4, o Santa Cruz. Na próxima terça-feira (8), o Verdão recebe o Juventude pela primeira partida do returno. Já os alvirrubros têm uma semana até o jogo contra o América-MG, em Belo Horizonte.

FICHA DE JOGO

Campeonato Brasileiro da Série B - 19ª rodada

Local: Arena de Pernambuco

Náutico: Jefferson; David, Breno Calixto, Feliphe Gabriel e Diego Miranda; Darlan, Bruno Mota (Cal Rodrigues),Erick e Iago Silva (Leílson); Vinícius (William Schuster) e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes.

Luverdense: Diogo Silva; Aderlan, Pablo, William e Paulinho; Ricardo, Moacir e Sérgio Mota; Erick (Rafael Ratão), Alfredo (Raphael Macena) e Douglas Baggio (Léo Cereja). Técnico: Júnior Rocha.

Arbitragem: Pathrice Wallace Corrêa Maia - RJ

Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha - RJ / Diogo Carvalho Silva - RJ

Gols: Erick (CNC)

Cartões amarelos: Wiliam Schuster, Darlan e David (CNC) / Ricardo, Pablo, Aderlan e Paulinho (LUV)

Cartões vermelhos: Ricardo (LUV)

Público: 4.789 torcedores

Renda: R$ 32.015 

COMENTÁRIOS dos leitores