Náutico derrota o Figueirense e passa lanterna para o ABC

Timbu fez um primeiro tempo impecável e conseguiu sair, por enquanto, da última posição

por Renato Torres ter, 15/08/2017 - 23:23

A partida contra o Figueirense, na noite desta terça-feira (15), trazia uma oportunidade única para o Náutico: deixar a lanterna da Série B. Os três pontos dariam uma nova configuração à zona do rebaixamento, visto que era o ABC quem assumiria a última posição na tabela e a distância para o Santa Cruz, primeiro time fora do Z4, cairia aos seis pontos. Para isso, era preciso vencer um time em recuperação, que não perdeu os últimos três jogos e agora é comandado por um velho conhecido Timbu; Milton Cruz. Com um primeiro tempo acima da média, o resultado veio, a lanterna foi embora e a alegria tomou conta da Arena de Pernambuco.

Timbu implacável

Diante de um adversário perigoso, aquela primeira pressão dos donos da casa exigia um pouco mais de cautela. Pensava-se que Milton iria com uma formação mais conservadora, entretanto o que se viu foi um Figueira quase tão agressivo na escalação quanto o próprio Náutico, com dois centroavantes. Porém, após os famosos 15 minutos, o Timbu deixou claro que é um time mais encorpado. Foi aos 17, em jogada ensaiada que o placar foi inaugurado. Erick cobrou escanteio rasteiro na meia lua. Giovanni esperava para dominar e bater forte no canto, sem chances para Saulo; Náutico 1x0.

Não demorou para outro susto em mais uma jogada de Erick que cruzou na área e a zaga evitou a cabeçada de William no último instante. Foram quase dez minutos de susto até o Figueirense esboçar uma reação em boa jogada de Luidy. O meia conseguiu se soltar da marcação, entretanto o chute estufou as redes pelo lado errado. A reação durou pouco e a vantagem alvirrubra aumentou aos 31. Em saída errada dos visitantes, Giovanni enxergou Erick passando por trás da zaga e enfiou com maestria. O jovem atacante viu entrou na área e tocou para William, melhor colocado, mostrar o faro de gol; 2x0.

O time estava inspirado e teve mais uma chance de marcar aos 44, em bola enfiada que Erick fez o corta-luz perfeito, mas Gilmar não conseguiu vencer Saulo. O goleiro segurou o placar até o intervalo da partida. 

Só deu Náutico até o fim

Mesmo na frente, o Timbu não estava disposto a abdicar do ataque. Claro que a vantagem dava a tranquilidade de esperar o momento certo, porém com o Figueira mais solto, existiam mais oportunidades do tipo. Logo aos 8 minutos, um desses contra-ataques, Diego Miranda carregou do meio até a entrada da área e tocou em Erick. A jovem promessa deu um belo corto no zagueiro antes de bater rasteiro com a perna direita, que não é a boa, obrigando Saulo a se esticar para evitar o terceiro gol. Só aos 12, os visitantes voltaram a assustar em chute de Ferrugem, na entrada da área que passou por cima da meta defendida por Jefferson. O Náutico finalizava, naquele momento, cinco vezes mais que os adversários.

Pouco depois, Saulo só assistiu enquanto Ávila, que recebeu cobrança de falta curta, cruzou na cabeça de Feliphe Gabriel. O peixinho do zagueiro foi desviado e passou raspando a trave do arqueiro alvinegro, imóvel, naquele momento. Com 25, a boa tabela no meio terminou em um lançamento perfeito para Giovanni. O meia dominou dentro da área e perdeu, cara a cara com o goleiro adversário. A pressão do Náutico voltou como no primeiro tempo e só ficou pior para o alvinegro quando Naylhor foi expulso em um lance polêmico com Iago.

Só dava Timbu, e assim seguiu durante a reta final da partida. Aos 31, Diego Miranda ficou cara a cara com Saulo e o arqueiro praticou mais uma linda defesa, para cortar o barato da torcida alvirrubra que ansiava por um terceiro gol. Com um a menos, faltou forças ao Figueirense para esboçar alguma pressão de fim de jogo. Enquanto o Náutico trocava passes no campo de ataque, o marcador se aproximava dos 45. O resultado foi mantido e tirou o Timbu da lanterna, agora com 17 pontos. Estacionado em 21, o Figueira permaneceu em 18º. Na próxima rodada, o Timbu visita o Ceará, enquanto que o alvinegro volta à Santa Catarina para receber o Guarani.

FICHA DE JOGO

Campeonato Brasileiro da Série B - 21ª rodada

Local: Arena de Pernambuco

Náutico: Jefferson; Joazi, Breno Calixto, Feliphe Gabriel e Ávila; Amaral, Diego Miranda e Giovanni (Cal Rodrigues); Erick (Gerônimo), Gilmar (Iago Silva) e William. Técnico: Roberto Fernandes.

Figueirense: Saulo; Bruno Santos (Lucas Silva), Leandro Almeida, Naylhor e Julinho; Zé Antônio, Patrick e Dudu Vieira; Luidy (Ferrugem), Henan e Zé Eduardo (Renan Mota). Técnico: Milton Cruz.

Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento - AL

Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo - AL / Wagner José da Silva - AL

Gols: Giovanni e William (CNC)

Cartões amarelos: Breno Calixto (CNC) / Zé Love, Naylhor, Dudu Vieira, Luidy e Zé Antônio (FIG)

Cartões vermelhos: Naylhor (FIG)

Público: 3.682 torcedores

Renda: R$ 17.990,00

COMENTÁRIOS dos leitores