Brasil participa do Campeonato Mundial de Canoagem

Delegação brasileira já conquistou sete medalhas na história de campeonatos mundiais

Portal Brasilpor qui, 24/08/2017 - 07:51
Danilo Borges/Rede do Esporte Isaquias Queiroz e Erlon Souza são os atuais campeões mundiais na prova de C2 1000m Danilo Borges/Rede do Esporte

A delegação brasileira participa do Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que começou na quarta-feira (23) e vai até domingo (27), na cidade de Racice, na República Tcheca.

O Brasil já conquistou sete medalhas em campeonatos mundiais, sendo três de ouro e quatro de bronze. O evento é o principal no início do ciclo olímpico de Tóquio 2020.

Para o Mundial da República Tcheca, o Brasil manteve a base de atletas que disputaram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, como os medalhistas Isaquias Queiroz e Erlon Souza, que são os atuais campeões mundiais na prova de C2 1000 m e vão buscar o bicampeonato com o técnico Jesus Morlán.

Este será o primeiro Campeonato Mundial após o anúncio oficial da canoa feminina no calendário de provas para Tóquio 2020, o que promete uma disputa mais acirrada entre as competidoras. O Brasil vem com uma boa campanha e quer mostrar que vai lutar por uma dessas vagas. "Estamos treinando duro e sabemos que podemos chegar onde queremos, para isso vamos com foco e determinação em busca desse objetivo", disse Angela da Silva.

O técnico Rui Fernandes acredita que os brasileiros podem repetir os bons resultados com novos pódios. "Temos boas condições na canoa, vamos fazer nosso trabalho dando um passo de cada vez, pensando primeiro em chegar nas finais A e depois no pódio. No caiaque o objetivo é estar nas finais B entre os primeiros colocados. Trabalhamos para isso e vamos em busca dos resultados", analisou.

Paracanoagem

As provas da Paracanoagem também começam nesta quarta. O País vem se destacando na categoria, a cada ano, como uma das principais equipes do cenário mundial. No Mundial, o Brasil contará com a participação do atleta Caio Ribeiro, bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A conquista se junta às 25 medalhas já conquistadas pela equipe em Campeonatos Mundiais passados, sendo elas 13 de ouro, cinco de prata e 7 de bronze. Esta será a primeira competição de porte mundial da qual  o Brasil participará após os Jogos Paralímpicos. 

COMENTÁRIOS dos leitores