Time faz campanha para que rival participe de campeonato

Pais dos atletas do time vice-campeão realizam campanha e time de Caiçara consegue dinheiro para participar dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba.

por Paula Farias ter, 05/09/2017 - 18:51
Divulgação / José Edson Francisco Time de escola municipal de Caiçara conquista vaga nos Jogos Escolares da Juventude, maior competição estudantil do país. Divulgação / José Edson Francisco

O time de basquete de uma escola municipal de Caiçara, no Agreste da Paraíba, garante vaga nos jogos Escolares da Juventude após vencer o colégio Motiva de João Pessoa. A final dos Jogos Escolares da Paraíba, na categoria 12 a 14 anos, aconteceu no início de agosto, em João Pessoa. O time de Caiçara conquistou a vaga após vencer por 31 a 19. A princípio, o time de Caiçara, formado por atletas de um projeto social da cidade, iria desistir do torneio nacional e ceder a vaga para o vice-campeão. Os pais dos atletas do time vice-campeão organizaram uma campanha pelas redes sociais para conseguir arrecadar o dinheiro para custear os gastos da viagem.

No início, o Governo da Paraíba tinha se comprometido a pagar as passagens de avião de todas as escolas públicas que se classificassem para os jogos. Dias antes da viagem, entretanto, o Governo informou que iria financiar apenas as passagens de ônibus e a equipe iria ficar responsável pelos gastos com alimentação.

Incertos de como iriam se manter em Curitiba caso não se classificassem, a equipe de Caiçara desistiu da viagem. Na última sexta-feira, o técnico do time de Caiçara, José Edson Francisco, ligou para Adriano Lucena, técnico do Motiva, e informou que o time iria desistir da competição.

A ideia da campanha online surgiu após o técnico do Motiva conversar com os pais e decidirem que não seria justo que o time não participasse do campeonato. Foi então que ele ligou para o técnico de Caiçara e perguntou o valor que eles precisavam para conseguir viajar. O orçamento inicial, para viajar de ônibus, era no valor de seis mil reais. 

"Falei com Edson na sexta-feira de noite, começamos a campanha no sábado de manhã e no domingo à noite já tínhamos conseguido alcançar a meta. Pessoas do país inteiro ajudaram, do mundo inteiro”, contou Adriano Lucena.

A meta inicial foi superada e no momento que entramos em contato com o técnico do Motiva ele estava na agência de viagens comprando as passagens de avião. O dinheiro que não será utilizado na viagem será reservado para investir no time (comprar chuteiras novas, uniforme, reformar o campo que eles jogam). Adriano Lucena ainda revelou que uma pessoa está interessada em patrocinar o time.

"O esporte é um meio para educar, temos que ter isso firme e muito sério no nosso meio. Se a gente aplicasse as regras do esporte na vida, talvez a sociedade não estivesse do jeito que está”, disse o técnico do Motiva.

Os Jogos Escolares da Juventude é maior competição estudantil do país. O evento será realizado em Curitiba, e a previsão é de que aconteça nos dias 12 a 21 de setembro.

COMENTÁRIOS dos leitores