Internacional domina o Santa Cruz e tricolor volta ao Z4

D'Alessandro foi o destaque do jogo que acabou com a invencibilidade de Marcelo Martelotte

sab, 30/09/2017 - 18:24
DIEGO VARA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO O argentino marcou os dois gols da vitória colorada no Beira-Rio DIEGO VARA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Já na zona do rebaixamento, devido aos resultados da rodada, o Santa Cruz encarou a pior situação possível neste sábado (30); visitar o Internacional precisando de uma vitória. Por isso, time ofensivo, 4-3-3 com apenas um volante. O problema é que do outro lado estava o líder do campeonato que fez valer o mando de campo e, com um gol em cada tempo, somou mais três pontos.

Nas falhas individuais, Santa vê adversário marcar

Favorito, e mais forte, o Inter deixou claro que não queria saber qual a postura que o Santa entraria em campo. Desde os primeiros minutos, pressionou e já teve uma chance com um minuto, em bola que sobrou para Damião e Julio Cesar saiu para fechar o caminho. Enquanto os tricolores mal respiravam, o primeiro gol se tornou realidade aos oito minutos. Guilherme Mattis foi imprudente e soltou o carrinho em lance dentro da área. A bola tocou em sua mão e o árbitro viu, marcando o pênalti. Na cobrança, D'Alessandor mandou para um lado e Julio pulou para o outro, 1x0. 

Mesmo na frente, os gaúchos não diminuíram a pegada. O Santa tentava se reorganizar para tentar uma finalização em gol, algo que não aconteceu nos primeiros 25 minutos de partida. Só aos 33, houve realmente uma tentativa em jogada que André Luís bateu cruzado na entrada da área. Danilo pulou e observou o chute sair próximo à trave direita. Enquanto isso, o Inter continuava com a posse e voltava a atacar, principalmente pelo lado de Yuri, mal na marcação. Aos 35, Pottker cruzou para Leandro Damião na área, porém o centroavante bateu por cima do gol.

Os anfitriões ratificavam a superioridade técnica com a defesa bem postada, posse de bola maior e chegadas com maior frequência e levando mais perigo. Entretanto, já se via no adversário mais presença no campo colorado e uma tentativa de equilibrar as ações. Ainda assim, era comum ver o lance dos 40 minutos, quando Pottker venceu a zaga coral e entrou sozinho com o goleiro, porém parou nos pés dele. Bruno Paulo também teve sua oportunidade aos 44, após receber de Grafite, o ponta invadiu a área e tentou colocar, mandando para fora. Era o intervalo de um jogo que o Santa perdia nas falhas individuais.

Roteiro se repete e Martelotte perde invencibilidade

Sem mudanças nas equipes, o que se viu no recomeço foi algo parecido com o primeiro tempo. Logo aos três minutos, Carlinhos levantou a bola na área e Pottker subiu mais alto que Yuri para cabecear. A bola veio devagar, mas Julio Cesar não quis arriscar, afastou para escanteio. Mais dez minutos e o atacante teria outra chance ganhando do lateral, sendo outra vez parado por Julio Cesar. Em um lance mais complicado para o goleiro. A resposta coral foi em bola cruzada na área que sobrou para Grafite. Porém, o camisa 23 que pôde finalizar quase na pequena área pegou mal de esquerda e não acertou a barra.

Só dava Inter e aos 25 Camilo, que acabara de entrar, recebeu de D'Alessandro para bater forte. A bola caprichosamente explodiu na trave e a defesa afastou na sobra. Porém, na sequência, o meia retribuiu a ajuda do argentino, após aproveitar o erro na saída coral. D'Alessandro entrou sozinho com Salles, deixou o marcador no chão e bateu tranquilo na pequena área, para aumentar; 2x0. Sentido o golpe, o Santa cada vez mais assistia o time gaúcho jogar. Em escanteio de Camilo, Rodrigo Dourado subiu sozinho para cabecear e mandou próximo do travessão de Julio que só torceu para sair. Já mais perto do fim, os pernambucanos decidiram chegar ao ataque com mais intensidade, parando na incapacidade de finalizar no gol colorado.

Foi aos 34, em chute de fora da área que Ricardo Bueno fez Danilo queimar para o meio da área. No rebote, André Luís entrou sozinho para marcar, mas mandou no peito do arqueiro. Bueno teve uma terceira chance no mesmo lance e também finalizou nas mãos dele. Foram os últimos suspiros de um time que não estava competindo em igualdade diante de um adversário mais preparado. O resultado só não foi pior porque o Inter já não tinha mais interesse na partida, era hora de poupar energias para enfrentar o Paraná. Com o 2x0, o Colorado chegou aos 54 pontos, abrindo seis para o vice América-MG. Já o Santa, estacionado em 29, ficou na 18ª posição, retornando ao Z4 na primeira vez em que Marcelo Martelotte saiu de campo com uma derrota.

FICHA DE JOGO

Campeonato Brasileiro da Série B - 27ª rodada

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS

Internacional: Danilos Fernandes; Alemão, Victor Cuesta e Carlinhos (Iago); Rodrigo Dourado, Edenilson e D'alessandro (Felipe Gutiérrez); Eduardo Sasha (Camilo), William Pottker e Leandro Damião. Técnico: Guto Ferreira.

Santa Cruz: Julio Cesar; Nininho, Anderson Salles, Guilherme Mattis e Yuri; Wellington Cézar, Thiago Primão e João Paulo; Bruno Paulo (Ricardo Bueno), André Luís e Grafite (Natan). Técnico: Marcelo Martelotte.

Arbitragem: Alisson Sidnei Furtado - TO

Assistentes: Fábio Pereira - TO / Cipriano da Silva Sousa - TO

Gols: D'Alessandro x2 (INT)

Cartões amarelos: Alemão, Carlinhos, William Pottker e Víctor Cuesta (INT) / Guilherme Mattis (SCZ)

Público: 27.479  torcedores

Renda: R$ 558.273,00

COMENTÁRIOS dos leitores