Jogos Escolares de Pernambuco deste ano têm novidade

A pernambucana Keila Costa acendeu a pira que dá início a 59ª edição dos Jogos

por Thayná Aguiar qua, 28/03/2018 - 08:36

Na última terça-feira (27), foi realizada a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), que chega a sua 59ª edição. A solenidade aconteceu no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, e contou com a participação de estudantes das redes estadual de ensino e rede particular, além da presença do secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras. O evento teve apresentação de teatro, música, dança e ainda contou com um momento de homenagem à atleta pernambucana Keila Costa.

"Ficamos muito felizes com o crescimento dos JEPs. A cada temporada, temos mais instituições inscritas, mais alunos-atletas competindo e participando ativamente dessa troca de energia entre esporte e educação. Não tenho dúvidas que teremos muitas emoções nas disputas dos Jogos, o maior evento esportivo do ramo no Estado", afirmou Felipe Carreras.

A saltadora Keila Costa participou da encenação teatral e foi a responsável por carregar a tocha para acender a pira que deu início aos Jogos Escolares. No currículo, a atleta carrega mais de 20 anos de carreira, com direito a quatro Olimpíadas, medalhas mundiais e Jogos Pan-Americanos. 

Durante a solenidade, o secretário Felipe Carreras destacou a novidade mais importante deste ano. Nesta edição, o Beach Soccer será incluso entre as modalidades disputadas na competição. A previsão é de que as disputas ocorram no segundo semestre. 

Com a inclusão da mais nova modalidade, os JEPs chegam à marca de 17 esportes: Atletismo, Judô, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Tênis de Mesa, Natação, Badminton, Ciclismo, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Futebol, Futevôlei e a novidade Beach Soccer. As categorias disputadas são a Pré-mirim (9 a 12 anos), Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos) em fases regionais e estaduais, quando os melhores disputam as vagas da delegação pernambucana para os Jogos Escolares da Juventude Mirim e Infantil (fase nacional).

A primeira disputa dos Jogos Escolares de Pernambuco 2018 começa a partir de 10 de abril. Entrará em cena a Fase Regional Metropolitana das modalidades coletivas basquete, futsal, handebol e voleibol.

Confira algumas das fotos do evento:

COMENTÁRIOS dos leitores