Sport na Série A 2018: da ascensão à queda

Campanha do Leão começou avassaladora, mas o time se perdeu no meio do caminho

por Geraldo de Fraga dom, 02/12/2018 - 19:38
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Campanha do Leão começou avassaladora, mas o time se perdeu no meio do caminho Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

O Sport venceu o último jogo do Brasileirão: 2 x 1 no Santos, na Ilha do Retiro, neste domingo (2). Resultado que serviu para nada na luta contra o rebaixamento. A vitória da Chapecoense sobre o São Paulo e o empate do Vasco diante do Ceará foram os resultados que prejudicaram o Leão.

O time acabou o Campeonato Brasileiro da Série A em 17º lugar, com 42 pontos. A campanha foi irregular, com altos e baixos, mas o problema maior foi na parte financeira. O atraso de salários, algo raro pelas bandas da Abdias de Carvalho nos últimos anos, voltou a assombrar o clube.

Após estrear na Série A perdendo para o América, em Belo Horizonte, e empatar a segunda partida, contra o Botafogo, na Ilha do Retiro, Nelsinho Baptista pedia demissão do Sport. O treinador, contratado ainda em 2017, saiu atirando para todo lado, com críticas severas à diretoria rubro-negra.

O cenário era de terra arrasada, mas com Claudinei Oliveira como novo técnico, o Leão começou uma arrancada que nem o mais otimista torcedor poderia imaginar. Antes da parada para a Copa do Mundo, foram 5 vitórias, 3 empates e apenas duas derrotas, que deixaram o time em uma posição confortável na tabela.

Mas o mês de julho chegou trazendo uma má fase que acabou com a lua de mel entre time e torcida: 11 derrotas, dois empates e apenas uma vitória, que levaram o time para a zona de rebaixamento. Claudinei não resistiu e entregou o cargo. Milton Mendes assumiu a batata quente, e, logo na estreia, foi goleado pelo Atlético-MG por 5 x 2.

Parecia que o novo comandante iria apenas cumprir tabela, mas o time reagiu. Foram 4 vitórias, incluindo aí um 4 x 3 contra o Grêmio, em Porto Alegre, que fizeram o time sonhar. Mas veio uma sequência de 5 jogos sem vitórias que fizeram o Leão voltar ao Z4 e chegar na última rodada em 18º lugar, precisando vencer o Santos na Ilha e torcer por outros resultados.

O triunfo veio, mas a tabela não ajudou. O Sport volta à Série B do Campeonato Brasileiro, após cinco anos na elite do futebol nacional e terá uma grande queda de receita. Ainda em 2018, o clube passará por um processo eleitoral que promete pegar fogo. O futuro rubro-negro será turbulento.

COMENTÁRIOS dos leitores