Debate discute presença de mulheres e homens no futebol

Museu do Futebol realiza evento sobre estereótipos na modalidade esportiva

por Alex Dinarte qui, 08/08/2019 - 18:07
Foto: Governo do Estado de São Paulo Fachada do Estádio do Pacaembu, sede do Museu do Futebol Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Museu do Futebol abre suas portas para um debate gratuito que questionará como a modalidade, disputada mais por homens do que por mulheres, ajuda a criar estereótipos de comportamento masculino e feminino neste segmento esportivo. O tema da conversa que acontece no próximo sábado (10) às 10h30, no auditório Armando Nogueira, é “Chegou a vez de novas masculinidades?”

O debate também pretende tornar a questão abrangente pelo ponto de vista masculino, abordando o fato de que alguns homens são pressionados a assumir certos comportamentos porque o modelo do esporte lhes obriga.

Para saber como a modalidade lida com esses temas, alguns especialistas estarão presentes ao evento. O terapeuta e idealizador do coletivo Ressignificando Masculinidades, Fábio Souza; o autor do livro “Joguem como homens! Masculinidades, liberdade de expressão e homofobia em estádios de futebol”, João Carlos da Cunha Moura; o antropólogo e pesquisador sobre gênero e sexualidade nos esportes Wagner Xavier de Camargo e o florista, advogado e membro do coletivo Brotherhood Rafa Rios.

No período da tarde, às 13h, no mesmo dia e local, o coletivo Brotherhood realiza uma roda de conversa, a qual terá com o tema “O papel dos homens na equidade de gênero”. Tanto o debate “Chegou a vez de novas masculinidades?” e a roda de conversa são parte da programação associada à exposição “Contra Ataque! As mulheres no futebol”. A mostra fica em cartaz no Museu do Futebol até 20 de outubro.

Serviço

Debate: “Chegou a vez de novas masculinidades?” no Museu do Futebol

Data e horário: 10 de agosto das 10h até 12h30

Local: Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

Ingressos: Gratuitos, não é necessário inscrição prévia

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu - S. Paulo - SP

COMENTÁRIOS dos leitores