Copinha: goleiro defende pênaltis e classifica o Santa

Após empate por 1x1, Rokenedy brilhou na decisão por pênaltis; Tricolor pernambucano aguarda o vencedor da partida entre São Paulo x Flamengo de Guarulhos

dom, 12/01/2020 - 19:31
Cristiano Fukuyama/Twitter/Santa Cruz FC No vestiário, jogadores comemoram a classificação após pênaltis Cristiano Fukuyama/Twitter/Santa Cruz FC

O responsável pela classificação do Santa Cruz-PE para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Junior 2020, a Copinha, tem nome: Rokenedy. Após empate em 1x1 no jogo eliminatório válido pela segunda fase do torneio contra o Operário-PR, o goleiro tricolor foi decisivo ao defender três cobranças de pênalti na tarde deste domingo (12), no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

A partida começou movimentada com o Santinha tomando a iniciativa do jogo. Logo nos dois minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Rodrigo, do Fantasma Pontagrossense, foi punido com cartão amarelo após falta dura em Cardoso na meia-direita. Na cobrança, o zagueiro Igor tentou de voleio e na bola rebatida, o Santa pediu pênalti não marcado pelo árbitro Tarciano José Lima.

Com bom volume de jogo, o Santa Cruz-PE teve as melhores oportunidades de abrir o placar, mas foi o Operário-PR quem inaugurou o marcador. Aos 19 minutos, após cobrança de falta, uma boa trama pela direita e a bola alçada na área teve toque de Douglas e conclusão do atacante Alemão. Operário-PR 1x0.

Além de ter sofrido o gol, o tricolor pernambucano teve duas baixas por lesão no primeiro tempo. Aos cinco minutos, o meia Cardoso teve que ser substituído por Sousa. Já na marca dos 30, o lateral Rodrigo sentiu a coxa e saiu para a entrada de Paulo Victor. Mesmo perdendo dois titulares, o Santinha continuou impondo seu jogo e a solução veio com a velocidade do atacante Felipe Almeida.

Aos 39 minutos do primeiro tempo, escanteio para o Santa Cruz com subida do zagueiro Igor e excelente defesa do goleiro Fabricio depois do toque de cabeça. Na sequência da jogada, o meio campista Douglas, do Operário-PR, perdeu a bola, e o Santa aproveitou o contra-ataque. O veloz Felipe Almeida entrou na área, driblou o zagueiro e tocou na saída do goleiro para fazer um belo gol e empatar a peleja.

O segundo tempo começou sem a mesma movimentação do primeiro, mas era dominada pelos  paranaenses que tiveram ao menos três chances claras de desempatar o jogo. A Cobra Coral só teve duas  boas jogadas com Felipe Almeida aos quatro e aos 25 minutos. O jogo seguiu morno e só foi ganhar emoção na decisão por pênaltis.

Foi quando a estrela do goleiro tricolor brilhou. Logo na primeira cobrança executada por Alemão, defesa do arqueiro coral. O capitão André colocou o Santa Cruz-PE em vantagem na batida firme de pé direito. Na segunda cobrança, o Fantasma empatou com Gabriel e o zagueiro tricolor Edmilson bateu para fora. Na terceira cobrança, Petric fez para os paranaenses, e Igor para os pernambucanos. A partir daí, só deu Rokenedy. O guarda-redes defendeu a quarta penalidade, e Jadison acertou o alvo recolocando o Santinha em vantagem. Na batida do meia Léo para o alvinegro de Ponta Grossa, o goleirão espalmou a bola para longe e assegurou a classificação do Santa para a próxima fase da Copinha 2020.

O adversário do Santa Cruz sairá do duelo entre São Paulo e Flamengo de Guarulhos que jogam logo mais, às 21h em São Bernardo do Campo, região do ABC Paulista.

Por Alex Dinarte

COMENTÁRIOS dos leitores