Províncias japonesas querem cancelar Olimpíada

Das 9 regiões que pedem a suspensão dos jogos, 3 devem receber atletas de diferentes modalidades

por Rafael Sales qua, 05/05/2021 - 16:50
Adolfo Brigido / Wikimedia Adolfo Brigido / Wikimedia

Nesta semana, o jornal japonês Mainichi divulgou a pesquisa que aponta quais regiões do Japão estão de acordo com a realização da Olimpíada e Paralímpiada Tóquio 2020 em meio a pandemia de Covid-19. Das 47 províncias, nove desejam o cancelamento ou adiamento dos eventos esportivos.

Em 20 de abril, o estudo enviou aos 47 governantes do Japão um questionário, cuja primeira pergunta era acerca da realização dos jogos. As alternativas disponíveis eram "Os jogos devem ser realizados independente das circunstâncias da pandemia", "Deve ser cancelado ou adiado dependendo das circunstâncias", "Agora é a hora de decidir cancelar ou adiar" e "Não sei".

As províncias que escolheram a segunda alternativa do questionário e, portanto, se opuseram à realização dos jogos olímpicos foram Norihisa Satake (Akita), Kazuhiko Õigawa (Ibaraki), Kiyoshi Ueda (Saitama), Hitoshi Goto (Yamanashi), Shuichi Abe (Nagano), Heita Kawakatsu (Shizuoka), Shinji Hirai (Tottori), Katsusada Hirose (Oita), Denny Tamaki (Okinawa). Saitama, Shizuoka e Yamanashi são regiões programadas para receber atletas do basquete, ciclismo, futebol, golfe e tiro.

Já a segunda pergunta, questionava se a realização dos jogos seriam um fator positivo para as prefeituras. Ao total, 41 governadores assinalaram a opção "Sim" ou "Um pouco sim". Por conta do momento de incertezas, parte dos representantes informaram que a decisão também cabe aos organizadores do evento e ao governo japonês.

COMENTÁRIOS dos leitores