Jogador de 19 anos da NHL é 1º gay declarado da franquia

Luke Prokop afirmou: "Viver minha vida autêntica me permitirá trazer todo o meu ser para a pista"

seg, 26/07/2021 - 13:58
Reprodução Carl Nassib, do Las Vegas Raiders Reprodução

O tabu sobre homossexualidade no esporte sempre foi um problema para atletas, dirigentes e staff. O preconceito ainda é um problema real, mas, pouco a pouco, a situação está mudando, acompanhando a evolução de um mercado que movimenta bilhões com apostas, direitos de transmissão, bilheterias e contratos milionários.

Em meados de junho, o defensive end Carl Nassib, do Las Vegas Raiders, assumiu publicamente ser gay, o primeiro jogador da história da NFL a ter tal atitude. O anúncio, feito pelas redes sociais, parece ter inspirado outro atleta, que também teve gesto semelhante, só que desta vez na NHL, liga mais importante de hóquei no gelo do mundo.

Luke Proskop, jogador canadense do Nashville Predators, divulgou um comunicado por meio de suas redes sociais para contar aos seus seguidores sobre sua  homossexualidade. O jovem de 19 anos, que foi selecionado no Draft da NHL do ano passado, é o primeiro jogador da liga a assumir tal posicionamento, algo histórico para o esporte mundial.

"Embora o último ano e meio tenha sido uma loucura, também me deu a oportunidade de encontrar meu verdadeiro eu. Não tenho mais medo de esconder quem sou. Hoje tenho orgulho de dizer publicamente a todos que eu sou gay ", escreveu ele no comunicado.

“Foi uma jornada e tanto chegar a este ponto da minha vida, mas não poderia estar mais feliz com a minha decisão de sair do armário. Desde jovem tenho sonhado em ser jogador da NHL e acredito que viver minha vida autêntica me permitirá conduzir todo o meu ser na pista e melhorar minhas chances de realizar meus sonhos ", disse Prokop.

O atleta ressaltou que a possibilidade de abrir o jogo sobre sua sexualidade aconteceu também por causa do apoio que recebeu de pessoas próximas, fundamentais para que ele pudesse fazer o pronunciamento público em suas redes sociais.

"Eu não poderia ter feito isso sem minha família e amigos, que sabiam e me trataram com amor e apoio em cada etapa do caminho. Espero que, compartilhando quem eu sou, possa ajudar outras pessoas a ver que homossexuais são bem-vindos na comunidade do hóquei, pois trabalhamos para garantir que o hóquei seja realmente para todos", acrescentou.

"Posso ser novo na comunidade, mas estou ansioso para aprender sobre as pessoas fortes e resilientes que vieram antes de mim e abriram o caminho para que eu me sentisse mais confortável hoje. Este é apenas o começo da minha vida. viagem e estou ansioso para ver aonde isso me leva, tanto no hóquei quanto na vida", finaliza a carta do atleta.

A reação de Gary Bettman, comissário-chefe da NHL, foi imediata. "Compartilho sua esperança de que esses anúncios se tornem mais comuns na comunidade de hóquei. Jogadores, treinadores e equipe LGBTQ + só podem ter o melhor desempenho se viverem suas vidas. Viver como você de verdade", disse o dirigente.

O capitão do Nashville Predators, Roman Josi, também apoiou a decisão de seu companheiro de time. "Nossa mensagem como equipe é que obviamente o apoiamos muito. Acabamos de entrar em contato e dizer a ele que o ajudaremos em tudo o que ele precisar e que estamos orgulhosos dele. É um grande passo para ele e apoiamos totalmente", afirmou o capitão.

COMENTÁRIOS dos leitores