1,8 mil testes da Covid-19 foram feitos nos jogos de PE

Cerca de 15 pessoas testaram positivo para o vírus nas últimas cinco partidas de futebol que aconteceram em Pernambuco

por Jameson Ramos sex, 22/10/2021 - 17:44
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Teste rápido sendo realizado em Pernambuco Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Com a liberação da presença de torcida nos jogos de futebol profissional em Pernambuco, o governo estadual levou o programa Testa PE às cinco partidas realizadas no Estado até o momento. Ao todo, mais de 1,8 mil testes rápidos de antígenos foram feitos na população que circulou pelos estádios. 

O governo assegura que o Testa PE tem garantido, através das vans itinerantes, o cumprimento dos protocolos sanitários e, no próximo domingo (24), dia do embate decisivo entre Náutico X Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro, não será diferente.

Equipes do TestaPE estarão das 10h às 15h, no Estádio Eládio de Barros Carvalho, no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, disponíveis para testar torcedores, trabalhadores que atuarão na partida, assim como transeuntes que passarem pelo local e desejarem realizar o exame de teste rápido de antígeno.

Dos 1.857 realizados nos cinco jogos com presença de torcida, apenas 15 positivaram para a Covid-19. A Secretaria de Saúde diz que todos foram orientados sobre o isolamento a ser seguido. 

"Sabemos que o cenário da doença deve ser monitorado permanentemente para avaliação dos indicadores e tomada de decisões no Plano de Convivência e a testagem em massa, principalmente nesses locais onde sabemos que sempre haverá grande circulação de pessoas, é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Retomada

De acordo com a flexibilização do Plano Retomada, as partidas de futebol em Pernambuco podem contar com 15% da capacidade do estádio. Além do controle no número de pessoas, também é realizado o controle vacinal. Do total de ingressos, 90% são destinados apenas para pessoas que já estão com o esquema vacinal completo - seja com a segunda dose ou com a vacina administrada em dose única. 

Os outros 10% dos ingressos devem ser vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores