Conheça algumas curiosidades de Oscar Schmidt

Brasileiro é o maior pontuador da história do basquete mundial

por Vinícius Tomei qua, 16/02/2022 - 21:48
Instagram/@oscarschmidt14 Instagram/@oscarschmidt14

Nesta quarta-feira (16), o "Mão Santa", Oscar Schmidt, completa 64 anos de vida. O jogador de basquete ressignificou o esporte no Brasil e trouxe títulos para o país. Além de ser o maior pontuador da história do basquete mundial. Confira alguns fatos sobre sua carreira:

Oscar Schmidt possui a marca de maior cestinha da história do basquete mundial, tendo anotado 49.737 pontos em sua carreira. Entretanto, o recorde é extraoficial, pois por conta da não profissionalização do basquete no Brasil, em alguns jogos não haviam súmulas, portanto, trata-se de um desempenho que não pode ser comprovado.

O camisa 14 foi o principal jogador do Brasil na espetacular vitória sobre os Estados Unidos na final dos jogos Pan-Americanos de 1987. O jogo acabou em 120 a 115 para o time Canarinho. A derrota dos Estados Unidos foi a primeira dentro de casa na história da modalidade.

A vitória sobre os americanos mudou a história do basquete. Naquela final, o Brasil converteu 10 bolas de três em 25, algo fora do comum para a época. A linha de 3 havia sido instituída três anos antes do Pan. Segundo os especialistas, aquele jogo foi um divisor na história da modalidade.

Para os mais jovens, o feito daquele time liderado por Oscar é comparável com a revolução que o Golden State Warriors, de Steve Kerr, fez na atual NBA. Onde os Splash Brothers (Curry e Klay Thompson) começaram a ter destaque pelas suas bolas de três e ganharam títulos com essa filosofia de jogo.

Em 2013, Oscar entrou para o Hall da Fama do basquete. O brasileiro recebeu o troféu das mãos de Larry Bird.

Mesmo sem ter sido campeão, Oscar é o maior pontuador da história dos Jogos Olímpicos. Foram 1093, sendo o cestinha em três edições.

Um dos maiores jogadores da história do basquete mundial, Kobe Bryant, revelou que um grande ídolo de sua vida e carreira é Oscar Schmidt.

COMENTÁRIOS dos leitores