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Uma das principais modalidades esportivas e de entretenimento dos norte-americano completa esta semana 74 anos, a NASCAR, que é uma associação automobilística que sanciona e controla múltiplos eventos de esporte motor, em especial competições de "stock cars".
A NASCAR foi fundada em 21 de fevereiro de 1948, por William France e Ed Otto. Antes disso, William já organizava corridas que envolviam carros normais de passeios modificados para ter mais velocidade. A criação da associação foi uma forma de buscar uma padronização para estes eventos. A primeira prova disputada pela categoria aconteceu no circuito de terra do "Charlotte Speedway" na Carolina do Norte, em 19 de junho de 1949.
Até 1950, todos os carros não podiam ser modificados. Porém, no mesmo ano, essa regra foi alterada. Os veículos foram modificados para ter melhor performance e segurança.
Em 1960, ocorreu o primeiro grande acidente da modalidade. Na Daytona 500 daquele ano, 37 dos 68 carros se colidiram no início da corrida. Até hoje, é considerado um dos maiores acidentes que já ocorreu em toda a modalidade automobilística. Após isso, a NASCAR sofreu grande alteração em suas regras e na segurança de seus veículos. Em 1965, os carros passaram a ser construídos especialmente para as corridas.
O destaque na categoria ocorreu após as montadoras de veículos passarem a promover a venda de seus carros nos eventos da NASCAR. Com isso, muitas equipes e pilotos passaram a viver apenas das corridas.
Em 1970, a NASCAR realizou grandes mudanças em sua estrutura. Com o patrocínio da empresa de tabaco, RJR, o nome da principal divisão foi alterado para "Winston Cup", além das mudanças no sistema de pontuação e maior premiação para pilotos e equipes. Além disso, algumas etapas começaram a ser transmitidas pela rede ABC.
No início da década de 1980, diversas categorias menores dos eventos da NASCAR começaram a ganhar notoriedade, além de uma mudança nas regras de potência após o acidente de Bobby Allison. Todos os carros começaram a utilizar uma placa restritora, para limitar a potência e velocidade dos carros nos circuitos ovais.
Em 1995, a NASCAR criou mais categorias para seus eventos, entre eles a categoria de caminhões pick-ups. Os anos 2000 foram fundamentais para a consolidação do evento nos Estados Unidos. A década representou um grande aumento na audiência televisiva e do público nos autódromos. Em 2001, a morte de Dale Earnhardt provocou uma série de mudanças visando maior segurança dos pilotos. Além disso, o México ganhou uma categoria no evento.
A partir de 2010, novas regras alteraram as disputas e a categoria começou a perder o interesse do público. Os carros de geração 6 não caíram nas graças dos fãs, principalmente por sua potência se assemelhar com os carros de ruas. Em 2019, as placas restritoras começaram a ser obrigatórias em qualquer circuito com mais de 1,5 milhas de extensão.
Em 2021 foi instalado um novo regulamento com inúmeras mudanças bruscas. Os carros de geração 7 tiveram seus chassis padronizados. Rodas de 18 polegadas e uma nova estrutura nos pneus. O novo regulamento buscou baratear o custo de entrada e manutenção das equipes, equilibrando os times de maior orçamento com os de menor. Além disso, foi uma jogada para atrair mais montadoras.