Jean Carlos pode ser punido? Qual seria a pena?

Jogador foi acusado de tentativa de agressão contra a arbitra Deborah Cecilia

por Luan Amaral seg, 02/05/2022 - 16:42
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Jean Carlos foi expulso e partiu para cima da arbitra Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

A árbitra Deborah Cecilia relatou em súmula uma possível tentativa de agressão do meia Jean Carlos, do Náutico, que foi expulso na final do Campeonato Pernambucano, no sábado (30). Mas, na prática, como isso pode implicar em uma penalidade ao jogador?

A reportagem do LeiaJá identificou que no Código Brasileiro de Justiça Desportiva não existe nenhuma menção ao termo “tentativa de agressão contra a arbitragem”. Mas isso não significa que a atitude de Jean Carlos pode passar impune. Lembrando que, até essa segunda-feira (2), ele não foi denunciado pela situação, mas, caso seja, ele pode ser enquadrado, pelo menos, em um artigo.

De acordo com o Art. 258 do CBJD, a pessoa que “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código e desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões'', pode acarretar em uma suspensão de uma a seis partidas, além de uma multa entre 100 reais e 100 mil reais. 

Não dá para cravar que ele está passível das punições, ou que o caso se resuma apenas a esse artigo, visto que sequer houve denúncia. Porém, com relato em súmula, é bem provável que aconteça. 

Nas redes sociais, o jogador pediu desculpa pela ação, mas fez questão de reforçar que não tentou agredir a juíza e que sequer usou palavrões contra ela. Jean disse que "apenas reclamou da expulsão", ainda que tenha admitido ter exagerado nas reclamações.

COMENTÁRIOS dos leitores