TJD suspende Jean Carlos por 10 jogos no Pernambucano 2023

O meia do Náutico foi denunciado por tentativa de agressão contra a árbitra Deborah Cecília

ter, 17/05/2022 - 10:24
Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo Jean Carlos em partida no Estádio dos Aflitos Rafael Bandeira/LeiaJá Imagens/Arquivo

O Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco (TJD-PE) decidiu, nessa segunda-feira (16), que o meia Jean Carlos, do Náutico, vai ficar de fora das próximas dez partidas organizadas pela federação estadual. Ele podia pegar um gancho de 90 dias na Série B pela reclamação desproporcional contra a árbitra Deborah Cecília na final do Campeonato Pernambucano 2022

Depois de acertar uma cotovelada no volante Yuri Bigode, do Retrô, em uma disputa por espaço, Jean foi expulso e partiu para cima da árbitra. Ele precisou ser contido pelos adversários e companheiros de equipe. Antes do cartão vermelho, o movimento foi revisado no VAR.

“Jamais tentei agredi-la verbalmente ou fisicamente. Eu tentei explicar que tentei tirar o braço. Mostrar pra ela que não tinha dado a cotovelada. No começo eu disse ‘tá de sacanagem, eu tirei o braço’. E depois fiquei repetindo ‘eu tirei o braço, eu tirei o braço’, nada mais”, relatou o meia durante o julgamento.

Como já havia relatado na súmula, Deborah Cecília reafirmou que se sentiu ameaçada pela reação do jogador. “Procurei dar dois, três passos para trás e estiquei meu braço como forma de reflexo, como uma autodefesa. Se não ele viria até a mim e eu iria cair para trás, sentada. O vídeo mostra a possível agressão, de uma possível peitada ou um murro. Tanto que ele teve que ser contido pelos outros jogadores”, indicou a árbitra.



O julgamento

Denunciado por tentativa de agressão contra Deborah, o camisa 10 teve a queixa desqualificada pelo tribunal, que o puniu conforme dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Pela cotovelada no jogador do Retrô, Jean recebeu a pena mínima prevista no artigo 254-A e pegou quatro jogos de suspensão. O gancho se estendeu por mais seis partidas, baseado no artigo 258, que trata de desrespeito à arbitragem.

A procuradoria do TJD-PE vai recorrer do resultado e ainda deve denunciar o meia pela agressão ao volante do Retrô Gelson, que foi empurrado pelo rosto quando tentou afastar Jean da árbitra. O empurrão não foi relatada na súmula da partida.

COMENTÁRIOS dos leitores