Sem definir datas, CBF confirma Copa Verde ainda neste ano

A temporada brasileira deve ser encerrada na metade de novembro por conta da disputa da Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 do mesmo mês e será finalizada às vésperas do Natal

qua, 24/08/2022 - 09:51
Fernando Torres/CBF Taça da Copa Verde de 2021 Fernando Torres/CBF

Mesmo sem definir datas ou cronograma, a CBF confirmou que vai realizar uma edição da Copa Verde ainda neste ano, apesar do calendário apertado. A temporada brasileira deve ser encerrada na metade de novembro por conta da disputa da Copa do Mundo do Catar, que começa no dia 20 do mesmo mês e será finalizada às vésperas do Natal.

O anúncio foi feito na noite de terça-feira pelo próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e pelo diretor de competições da entidade, Julio Avellar. Os dirigentes não revelaram datas, formato de disputa e possível programação do torneio, que conta somente com times das regiões Norte e Centro-Oeste do País, além do Espírito Santo.

Havia dúvidas sobre a disputa do torneio neste ano por conta do calendário sobrecarregado, com diversos times brasileiros na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana. Além disso, a temporada se tornou reduzida com a realização da Copa do Mundo em data incomum, entre o fim de novembro e o final de dezembro.

Como a CBF deve encerrar a temporada antes de 20 de novembro, a Copa Verde terá, no máximo, dois meses e meio para ser disputada, se tiver início em setembro. Mas, faltando oito dias para o início do mês, a entidade ainda não definiu o formato da competição e a tabela de jogos.

A competição regional começou a ser disputada em 2014, marcada sempre por ações em prol da sustentabilidade. A edição deste ano será a nona. O atual campeão da Copa Verde é o Remo, que derrotou o Vila Nova na final de 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores