Argentina bate os EUA e é o primeiro finalista da Americup

Argentina liderou o placar em quase todo o confronto

por Luan Amaral sab, 10/09/2022 - 19:35
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Laprovittola terminou o jogo com 18 pontos e 3 assistências Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O aguardado duelo entre Estados Unidos e Argentina pela semifinal da Copa América de Basquete FIBA 2022, que aconteceu no Geraldão, no Recife, neste sábado (10), entregou o alto nível de basquete esperado e terminou com os argentinos já garantindo a primeira vaga na final da competição. O placar foi 82 x 73.

O primeiro quarto começou com o equilíbrio esperado. Ninguém, no início do jogo, conseguiu abrir uma vantagem considerável, além de que houve algumas trocas de lideranças no placar - quatro no total. O jogo foi tão equilibrado que mesmo com a vantagem de 20 a 17 para os Argentinos, foi o time dos Estados Unidos que liderou o jogo em arremessos de quadra (38.9%), bola de dois (60.0%), mas nas bolas de três a vantagem foi dos argentinos, com 14.3%. 

A Argentina voltou melhor no segundo quart, melhorou nas desvantagens e passou a ser superior aos Estados Unidos. 46.4% nos arremessos totais e 62.5% nas bolas de 2. Esses dois fatores foram cruciais na vantagem de 7 pontos que a Argentina construiu. O jogo foi para o intervalo de 40 a 33.

Na volta do intervalo, o equilíbrio voltou a dar o tom no jogo e a vantagem de sete pontos dos argentinos desapareceu com boa aparição do banco americano. Mas a Argentina voltou a imprimir um ritmo forte para abrir vantagem no placar novamente e terminar o quarto à frente por 58 x 52. Mas ainda assim foram os americanos que terminaram melhor nos arremessos em quadra. 43.1% contra 40.0% dos sulamericanos. 

E com três bolas de 3 no quarto contra apenas um dos argentinos, os Estados Unidos encurtaram a vantagem e chegaram a liderar o placar no quarto derradeiro. Mas, a Argentina mostrou porque é uma das favoritas a vencer o torneio e com alto volume de jogo tomou a liderança do placar e apenas geriu a vantagem no fim da partida garantindo vaga na final. 

Gabriel Deck mais uma vez foi o destaque e eleito melhor em quadra com 30 pontos e sete rebotes. Do lado americano, a visibilidade foi Norris Cole com 18 pontos e Zylan Cheatham, que com 8 rebotes foi o maior reboteiro do jogo.

COMENTÁRIOS dos leitores