Brasil vence o Canadá está na final da Americup 2022

Seleção sofreu no ultimo quarto e enfrenta a Argentina na final

por Luan Amaral sab, 10/09/2022 - 22:59
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Final da Americup será entre Brasil e Argentina Júlio Gomes/LeiaJáImagens

O Brasil venceu o Canadá em um jogo proibido para cardíacos. A partida pela semifinal da Copa América de basquete FIBA 2022 disputada no Geraldão, no Recife, neste sábado (10), terminou 86 x 76, mas no último quarto a seleção viu uma vantagem grande se esvair e deixou o ginásio em puro nervos. Porém, no fim das contas, o time venceu e garantiu vaga na final para enfrentar a Argentina.

O jogo começou parelho com as bolas de 3 do Benite fazendo uma pequena diferença para o Brasil no quarto, que terminou com 11 pontos. A seleção foi superior no garrafão com 9 rebotes defensivos e 13, no total, contra apenas 6 dos canadenses. O Canadá ainda teve metade da porcentagem brasileira nos arremessos de 2 pontos, o que justifica o 24 x 20 ao fim do quarto.

O segundo quarto foi de um Brasil que imprimiu um ritmo forte no jogo e seguiu superior nos rebotes. Foram apenas 17 no quarto, 30 no jogo contra 12 dos canadenses. Nos dois pontos, a seleção manteve uma porcentagem de 64.7% contra 33.3% do Canadá. Placar final de 44 x 34.

E na volta do intervalo o Brasil seguiu com bom volume de jogo e abriu ainda mais vantagem no fim do 3º quarto, mais uma vez sendo dominante nos rebotes e com bons números de arremessos de quadra ainda que tenham caído em relação ao quarto anterior. Mas, ainda assim foi mantido acima dos 60% nas bolas de 2. Placar de 67 x 54. 

O último quarto foi uma verdadeira batalha, com o Brasil vendo sua vantagem desaparecer e o Canadá assumir a liderança do placar depois de chegar aos 40% dos arremessos de quadra pela primeira vez no jogo. Ententanto, a seleção continuou se defendendo e com 4 roubos de bola no quarto voltou a converter bolas, tomar a frente do placar e vencer o jogo, que parecia fácil, por 86 x 76.

Leonardo Meindl foi o cestinha da seleção brasileira com 19 pontos e eleito o melhor em quadra. Dalano Banton com 12 pontos foi o destaque com 12 pontos. Lucas Dias foi o maior reboteiro com 8 pontos.

COMENTÁRIOS dos leitores