Maior jogador de todos os tempos, Pelé morre aos 82 anos

Rei do Futebol perdeu a batalha contra o câncer de cólon

por Luan Amaral qui, 29/12/2022 - 16:10
NELSON ALMEIDA / AFP Pelé em 2019 NELSON ALMEIDA / AFP

A notícia que o mundo não queria ouvir se confirmou nesta quinta-feira (29). Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu vítima de um câncer no Cólon. O Rei estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 29 de novembro.

Detalhes sobre o velório, ainda não foram divulgados pela família. Uma estrutura montada na Vila Belmiro deve receber o funeral do maior ídolo do futebol brasileiro. O enterro será em Santos.

Histórico

Pelé tinha 82 anos. Ele nasceu na cidade de Três Corações, interior de Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Ainda adolescente, chegou ao Santos Futebol Clube em 1956, aos 15 anos. Com uma carreira meteórica, Pelé já venceria sua primeira Copa do Mundo, dois anos depois, em 1958, naquele que seria também o primeiro mundial da seleção brasileira. O craque ainda jogaria mais três Copas do Mundo, sendo campeão em 1962 e 1970.

Com a camisa do Santos, Edson Arantes do Nascimento conquistou seis campeonatos nacionais, 10 campeonatos paulistas, duas libertadores e dois mundiais de clubes. Pelé encerrou sua carreira como jogador no Cosmos, dos Estados Unidos, onde conquistou a North American Soccer League, em 1977.

Ainda hoje, ele detém alguns recordes importantes no futebol, como o jogador com mais gols na história (1281), o atleta com mais Copas do Mundo conquistadas e o mais jovem vencedor de uma Copa do Mundo: 17 anos e 249 dias na Copa de 1958. O Rei do Futebol também foi uma das maiores celebridades do seu tempo, atuando em filmes, gravando discos e até inspirando um personagem da Turma da Mônica.

COMENTÁRIOS dos leitores