FPF pretende ajudar clubes de PE a modernizar gestão

A Federação comandada por Evandro Carvalho afirma também que "fixará parâmetros", relacionados à governança, compliance e "outras técnicas reconhecidas pelo mercado"

ter, 21/03/2023 - 12:14
Rafael Vieira / FPF O presidente da FPF, Evandro Carvalho Rafael Vieira / FPF

Após o Sport anunciar o pedido de recuperação judicial, caminho já adotado por Santa Cruz e Náutico, a Federação Pernambucana de Futebol divulgou comunicado onde afirma que irá auxiliar os clubes do Estado. A intenção, de acordo com a entidade, é oferecer apoio na implementação de "técnicas contemporâneas de gestão".

"A FPF pretende, com apoio dos maiores especialistas do país participar e oferecer, inicialmente aos clubes da primeira divisão, apoio na avaliação de estruturas que contribuam com a modernização vertical e a implementação de modelos de governança aptos a atrair soluções adequadas e investidores qualificados", diz trecho do comunicado publicado, inclusive, no site da CBF.

Santa Cruz, Náutico e Sport anunciaram a medida - que formaliza dívidas e promove renegociação e regularização de pagamentos - com a intenção de formar a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o que viabilizaria uma venda do gerenciamento do futebol nos clubes, como aconteceu com o Cruzeiro, mais recentemente.

"O caminho adotado pelos 3 times de maior torcida indica que o futebol local entrou numa nova fase, que exigirá o emprego de técnicas contemporâneas de gestão e abertura de acesso a recurso para financiamento das atividades futebolísticas", diz ainda o documento da FPF.

A Federação comandada por Evandro Carvalho afirma também que "fixará parâmetros", relacionados à governança, compliance e "outras técnicas reconhecidas pelo mercado", para que sejam adotados pelas futuras SAFs.

COMENTÁRIOS dos leitores