Relembre 'times de fora' que foram campeões em Pernambuco

Só quatro times de outros estados levantaram taças aqui

por Thiago Seabra sex, 21/04/2023 - 10:00
Reprodução/Redes Sociais Poster do jornal Diário de São Paulo com o Palmeiras campeão da Série B 2003 Reprodução/Redes Sociais

Após a derrota por 2 a 1 para o Ceará, o Sport terá a missão de reverter o placar e buscar uma vitória para conquistar o título da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira (03), dentro de casa. Caso levante a Taça, o Vozão será o primeiro time de fora de Pernambuco a fazer isso na Ilha do Retiro.

O Guarani até já fez, mas como o módulo amarelo de 1987 foi dividido, vamos deixar de fora. A reportagem do LeiaJá resgatou ocasiões em que times de outros estados se sagraram campeões jogando em estádios de Pernambuco.

Sport 1 x 2 Palmeiras (2003)

Em 2003, o Palmeiras garantiu o acesso e se sagrou campeão da Série B após vencer o Sport por 2 a 1, no estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns, visto que a Ilha do Retiro estava interditada na ocasião. Os gols do Porco foram marcados por Edmilson e Magrão, enquanto Gaúcho fez o único gol rubro-negro. Na época, o Palmeiras contava com o jovem Vagner Love, que hoje defende o Leão.

Embed:

Náutico 0 x 1 Grêmio (2005)

Talvez o jogo mais famoso desta lista, a Batalha dos Aflitos é um dos confrontos históricos realizados na capital pernambucana, sendo lembrado nacionalmente. Na ocasião, o Grêmio precisava de um empate para se garantir na Série A e de uma vitória para ser campeão da Série B. O Timbu precisava vencer para garantir o acesso.

Em uma partida marcada por muita confusão, o Náutico perdeu dois pênaltis e não conseguiu marcar nenhum gol, mesmo com os gaúchos tendo quatro jogadores expulsos. O gol da vitória e do título gremista veio aos 60 minutos do segundo tempo, após mais de 25 minutos de paralisação. A confusão se deu após o árbitro Djalma Beltrami marcar um pênalti para o Náutico.

Quando o jogo retornou, Ademar bateu e o goleiro Galatto defendeu. Logo em seguida, o Grêmio chegou com Anderson, que fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e mandou de canhota para o fundo das redes.

Santa Cruz 2 x 3 Coritiba (2007)

Na última rodada da Série B 2007, o Coritiba visitou o já rebaixado Santa Cruz, no Arruda, em busca de uma vitória para garantir o título daquela temporada. A partida foi marcada pela apreensão dos torcedores paranaenses, que até os 42 do segundo tempo viam o Coxa perder por 2 a 1 e, consequentemente, o troféu ir para o Ipatinga, que vencia o Paulista por 5 a 2. 

Porém, em menos de cinco minutos, tudo mudou. Keirrison e Henrique Dias anotaram dois gols, respectivamente, virando o placar para 3 a 2 e garantindo o título da segunda divisão para o Coritiba.

Santa Cruz 0 x 2 Tupi (2011)

Em 20 de novembro de 2011, o Santa Cruz recebeu o Tupi-MG, pelo jogo de volta da final da Série D, com mais de 50 mil torcedores tricolores no Arruda. Na partida de ida, em Juiz de Fora, a Cobra Coral já havia perdido por 1 a 0. Na volta, o Santa Cruz dominou a maior parte do jogo, mas não resistiu quando Allan e Henrique anotaram os dois gols da vitória por 2 a 0 dos visitantes mineiros.

COMENTÁRIOS dos leitores