Relembre grandes confrontos entre Sport e São Paulo

Equipes se enfrentam pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira

por Thiago Seabra ter, 16/05/2023 - 09:00
Libia Florentino/LeiaJá/Arquivo Equipes se enfrentam pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira Libia Florentino/LeiaJá/Arquivo

O Sport enfrenta o São Paulo, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (17), às 20h, na Ilha do Retiro. O time que avançar às quartas de final receberá uma premiação de R$ 3,3 milhões. 

O retrospecto do duelo é bastante favorável para o time tricolor. As duas equipes se enfrentaram 50 vezes, com 30 vitórias do São Paulo, 11 empates e nove triunfos dos rubro-negros.

Relembre cinco grandes partidas entre Sport e São Paulo:

Sport 5 x 2 São Paulo (Brasileirão 1994)

Em 1994, o Sport, na época comandado por Givanildo Oliveira, recebeu o São Paulo de Telê Santana, na Ilha do Retiro, e aplicou uma goleada histórica nos tricolores. O Leão abriu o placar aos 8 minutos, com Dedé. Em seguida, Leonardo e Fabio ampliaram o placar. 

Axel diminuiu para os visitantes no finalzinho do primeiro tempo. Porém, o Sport continuou atacando e anotou outros dois gols com Fabio e Juninho Pernambucano, respectivamente. Caio Ribeiro, hoje comentarista, anotou o segundo gol do São Paulo ao final da partida.

Embed:

São Paulo 1 x 3 Sport (Copa dos Campeões 2000)

No Almeidão, em 2000, o São Paulo recebeu o Sport pelo jogo de volta da Copa dos Campeões. A partida de ida havia sido jogada no Rei Pelé, com o São Paulo vencendo por 2 a 1. 

Na volta, os rubro-negros, comandados por Emerson Leão, venceram por 3 a 1 e garantiram a vaga na final do torneio. Os gols do Sport foram marcados por Adriano Gerlin (2x) e Marquinhos. Marcelinho Paraíba descontou para o São Paulo. O duelo ainda contou com duas expulsões (Fábio Aurélio, do São Paulo, e Juninho Rodrigues, do Sport) e um pênalti perdido por Nildo, do Sport.

Sport 4 x 3 São Paulo (Copa João Havelange 2000)

No mesmo ano, as duas equipes voltaram a protagonizar outro duelo eletrizante. O Sport abriu o placar com Nildo em apenas um minuto de jogo. O empate veio aos 45, com Marcelo Ramos. Logo em seguida, o Leão retomou a vantagem com Taílson. Na segunda etapa, Rogério Pinheiro igualou tudo novamente. Aos 85, Adriano Gerlin colocou o Sport na frente mais uma vez. 

No minuto seguinte, os tricolores empataram com Marcelo Ramos, de pênalti. O gol da vitória rubro-negra veio de Nildo, aos 90 minutos. O confronto ainda contou com a expulsão de quatros jogadores: Leonardo, do Sport, e Belletti, Celso Ayala e Ilan, do São Paulo.

Sport 0 x 5 São Paulo (Copa dos Campeões 2001)

No ano seguinte, Sport e São Paulo duelaram pelas quartas de final da Copa dos Campeões. No jogo de ida, no Rei Pelé, os tricolores venceram por 4 a 2. Na volta, goleada por 5 a 0, no Almeidão, selando a vaga nas semis. Os gols do São Paulo foram marcados por Fábio Simplício, Luís Fabiano, Jean e França (2x).

São Paulo 4 x 0 Sport (Brasileirão 2009)

Em 2009, a partida foi válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, com direito a chocolate do São Paulo por 4 a 0, dentro do Morumbi. Na ocasião, os tricolores terminaram a temporada na 3ª colocação, enquanto o Sport foi rebaixado em último colocado. O atacante Washington anotou três gols e Rogério Ceni, de falta, também deixou o dele. A partida contou com três expulsões: Renato Silva, do São Paulo, e César Lucena e Moacir, do Sport.

COMENTÁRIOS dos leitores