Do Rio da Prata ao Capibaribe: Ruiz reitera fama no Sport

Autor do gol da vitória contra a Chape, no último domingo (20), reitera a fama de platenses com sucesso vestindo a camisa rubro-negra

por Felipe Holanda ter, 24/10/2023 - 17:06
Rafael Bandeira/SCR Alan Ruiz, jogador do Sport Rafael Bandeira/SCR

Não é de hoje que o Rio da Prata, um estuário localizado na divisa entre Argentina e Uruguai, traz alegria ao torcedor do Sport. O mais novo "gringo" da área a se destacar pelas bandas da Ilha do Retiro é Alan Ruiz, autor do gol da vitória em cima da Chapecoense, no último domingo (22), pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Vindo de dois jogos consecutivos balançando as redes - também marcou no empate em 2 x 2 frente ao Juventude -, Ruiz reitera a fama dos platenses (gentílico de quem nasce na região) vestindo a camisa rubro-negra. O primeiro nome a ser lembrado é o de Raúl Bentancor, nascido no Uruguai. Entre as décadas de 1950 e 1960, marcou expressivos 93 gols, sendo o estrangeiro mais goleador do Leão.

Além de Bentancor, o compatriota Facundo Labandeira, atualmente no elenco, é o gringo que mais balançou as redes vestindo a camisa rubro-negra no século: 10 vezes. Labandeira perdeu espaço entre os titulares após lesão no joelho, na final do Campeonato Pernambucano, diante do Retrô.

Se puxarmos pela Argentina, país natal de Ruiz, nomes como Navamuel e Celly marcaram época no Sport. A dupla empilhou 38 e 16 tentos assinalados, respectivamente.

Embed:

Encaixe no time

Atuando como meia central pela suspensão de Jorginho, Alan Ruiz fez seu melhor jogo com a camisa do Sport diante da Chape. Não só pelo gol. Criou diversas oportunidades, sendo o cérebro do time durante os quase 90 minutos que esteve em campo - foi substituído aos 43 do 2º tempo, dando lugar ao lateral-direito Eduardo.

O argentino, mesmo se sentindo mais à vontade na função de meia central, entende que o jogo pode apresentar diversas facetas. “Já atuei várias vezes como meia na carreira, também pelos lados (do campo). Aqui no Sport existe uma disputa sadia para começar jogando e todos estão à disposição do treinador”, falou.

Atualmente na vice-liderança da Segundona, o Sport volta a campo na próxima sexta-feira (27), quando visita o Ceará, no Castelão.

COMENTÁRIOS dos leitores