Vini Jr ganha prêmio Sócrates por luta antirracista

Brasileiro tem uma instituição focada em jovens negros, que visa levar ensino aos mais necessitados

por Felipe Holanda seg, 30/10/2023 - 17:34
Reprodução/Instagram Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid Reprodução/Instagram

O brasileiro Vinícius Júnior, que atualmente defende o Real Madrid, ganhou o Prêmio Sócrates nesta segunda-feira (30), na Premiação da Bola de 2023, em Paris. A honraria veio em virtude do trabalho social do Instituto Vini Jr e sua luta contra o racismo.

Fundada em julho de 2021, a instituição tem a missão de oferecer estudo através da tecnologia para jovens negros. A linguagem do projeto é focada no esporte.

"Fico muito feliz por poder ajudar essas crianças, que tanto precisam. É um sonho para mim estar aqui (na premiação), com todos esses jogadores tão importantes na história do futebol", iniciou o craque.

"Estou preparado para levantar a causa do racismo sempre. Vou lutar por eles, espero que os jogadores possam ajudar. É muito triste falar sobre racismo, eu gosto de futebol. As crianças que vão vir, possam sofrer cada vez menos com isso", completou.

Já a revista France Football, responsável direta pela premiação, enalteceu o projeto através das redes sociais.

"Enquanto o Brasil enfrenta fortes desigualdades sociais, que se manifestam no acesso à educação de qualidade para todos, o Instituto Vini. Jr. propõe soluções pedagógicas inovadoras para atuar neste grande problema. Além disso, as ações do Instituto Vini. Jr. miram reduzir o abismo digital no sistema público de ensino brasileiro, um abismo que se acentuou durante a pandemia de COVID-19", destacou.

Os outros concorrentes eram a Fundação Alex Morgan, da jogadora Alex Morgan, dos Estados Unidos; A Academia Oshoala, da jogadora nigeriana Asisat Oshoala; a Fundação Antonio Rüdiger, do zagueiro do Real Madrid; e a Força-Tarefa “Child Food Poverty”, do atacante Marcos Rashford, do Manchester United.

COMENTÁRIOS dos leitores