Sport vai do 'trigo ao joio' na temporada

Leão foi de favorito ao título a azarão na Série B

por Felipe Holanda seg, 20/11/2023 - 17:58
Rafael Vieira/FPF Jorginho foi um dos poucos destaques do Sport nesse segundo semestre Rafael Vieira/FPF

O Sport foi do "trigo ao joio" na atual temporada. Um início de ano acachapante, chegando com facilidade às finais do Campeonato Pernambucano (campeão) e da Copa do Nordeste (vice), surgindo como melhor ataque do Brasil. Números mais do que suficientes para deixar o torcedor leonino esperançoso no maior objetivo do clube em 2023: a Série B do Brasileiro.

O Rubro-negro, vivendo grande fase sob o comando de Enderson Moreira, manteve a pegada no início da Segundona, aparecendo como o principal favorito ao título. Vieram vitórias expressivas e um lugar no G4, reiterando os bons números da temporada. Tudo se desenhava para um acesso tranquilo, após o clube ter batido na "trave" em 2022, quando terminou na sexta posição.

A derrocada veio no segundo semestre O futebol, outrora vistoso e eficiente, já não existia mais. E o pior, os resultados começaram a não serem satisfatórios. como derrotas para times que apareciam do meio para baixo na tabela, caso do Ituano, e empates contra Avaí, Botafogo-SP e Botafogo-SP.

Por sorte, o Sport tinha uma certa gordura e permaneceu entre os quatro melhores colocados até a 35ª rodada, restando três jogos para o fim do campeonato. Para voltar ao G4, bastava vencer o Atlético-GO numa Ilha do Retiro abarrotada de gente, mas o placar teimou em não sair do zero. Mais um empate com sabor de derrota.

O jogo que pode ter sido o último do suspiro da equipe no campeonato aconteceu nesse sábado (18), quando visitou o Vitória, em Salvador. Apesar de apesentar um bom futebol no primeiro tempo, faltou efetividade e, no segundo, os donos da casa venceram por 1 x 0 para apertar de vez a corda no pescoço dos pernambucanos. No dia seguinte, o clube anunciou o desligamento com o treinador Enderson Moreira.

Atualmente na oitava colocação, o Leão da Praça da Bandeira precisa vencer o Sampaio Corrêa, sábado (24), e secar os rivais. Ao todo, quatro concorrentes diretos precisam tropeçar (Atlético-GO, Juventude, Mirassol e Vila Nova) para o Rubro-negro terminar no G4. Todos os jogos acontecem simultaneamente às 17h.

Nas 37 rodadas que disputou, o Sport passou mais de dois terços na zona de acesso - nove ao todo. Saiu quando não podia e não deve voltar. Uma ducha de água gelada para o um time que começou a temporada tão bem, mas caiu vertiginosamente de rendimento.

COMENTÁRIOS dos leitores