Nino pode se tornar o 3º pernambucano a vencer o Mundial

De quebra, o zagueiro do Fluminense se tornaria o 1º do estado a levar o título como capitão

por Felipe Holanda ter, 19/12/2023 - 16:52
Lucas Merçon/FCF Nino atuando nas semifinais do Mundial, contra o Al-Ahly Lucas Merçon/FCF

Disputada por Fluminense e Manchester City, a final do Mundial de Clubes terá um sabor mais que especial para Nino. O zagueiro, nascido no Recife, pode se tornar apenas o terceiro pernambucano na história a vencer a competição. De quebra, em caso de vitória do tricolor carioca, será o primeiro atleta do estado a levar o título como capitão, ou seja, erguendo a taça.

Neste cenário, a equipe de esportes do LeiaJá preparou uma lista dos pernambucanos que já conseguiram a honraria, que pode ser repetida por Nino na próxima sexta-feira (22), considerando apenas os atletas com minutagem em campo.

Os já campeões

Caso conquiste o caneco, Nino iguala os feitos do compatriota Josué, titular do São Paulo na final de 2005. Na ocasião, o tricolor paulista contou com atuação épica do goleiro Rogério Ceni para vencer o Liverpool de Steven Gerrard por 1 x 0, no Estádio Nacional de Yokohama, no Japão. Mineiro anotou o único gol da partida. 

Falando em goleiro, o outro representante de Pernambuco a ser campeão atuava debaixo das traves: Manga. Também recifense, Hailton Corrêa de Arruda (nome de batismo) era o camisa 1 do Nacional-URU, em 1971. A equipe de Montevidéu levou a melhor em jogo diante do Panathinaikos-GRE, que terminou com vitória por 3 x 2 para os uruguaios no placar agregado.

Embed:

Formatos de disputa

Nessa época, o torneio era chamado de Taça Intercontinental, ainda sem contar com a chancela da FIFA. O campeão da Libertadores da América e o da Liga dos Campeões se enfrentavam em ida e volta e quem vencesse na soma dos placares era campeão. A primeira edição foi realizada em 1960, tendo o Real Madrid levantando a taça.

A partir de 1980, os duelos passaram a acontecer em campo neutro, mais precisamente no Japão. O roteiro durou até 2004 e, no ano seguinte, passou a ser organizado pela entidade que rege o futebol mundial.

O que esperar de 2023?

Nino e o Fluminense chegam à grande final contra o City de Pep Guardiola com a defesa ainda ser vazada. Nas semifinais, venceram o Al-Ahly-EGI por 2 x 0, tendo gols de Arias e John Kennedy. Já os ingleses não tomaram conhecimento do Urawa Reds-JAP, levando vantagem no saldo de gols: 3 x 2.

Vale lembrar que um time brasileiro não vence uma edição de Mundial há mais de uma década, desde 2012. O último foi o Corinthians, que triunfou sobre o Chelsea por 1 x 0, com gol do peruano Paolo Guerreiro.

COMENTÁRIOS dos leitores