Estrelas que já jogaram Copinha por times de Pernambuco

Competição de base já revelou grandes personagens do futebol pernambucano

por Felipe Holanda qua, 03/01/2024 - 15:36
Arquivo Pessoal Na imagem, Santos com a camisa do Porto disputando a Copinha Arquivo Pessoal

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, é conhecida por revelar grandes jogadores para o futebol brasileiro. E Pernambuco não fica de fora dessa fama. Chegando em sua 54ª edição, o torneio contou com atletas que se destacaram vestindo as camisas dos clubes pernambucanos e o LeiaJá relembra algumas dessas estrelas.

Santos, goleiro (Porto)

Pouca gente deve saber, mas o goleiro Santos, atualmente no Flamengo e com ida encaminhada para o Fortaleza, já jogou a Copinha por um clube de Pernambuco. Aconteceu no Porto, em 2008. Na época, se destacou debaixo das traves do Gavião, que terminou o Grupo J na segunda colocação.

Em seguida, ele despertou o interesse do Athletico. Santos foi vice-campeão da Copa São Paulo do ano seguinte, quando o Furacão perdeu a final para o Corinthians, maior campeão da história do certame.

Jorge Henrique, atacante (Náutico)

Ainda antes de ingressar no profissional do Náutico, em que se sagrou campeão do Pernambucano de 2004, o atacante Jorge Henrique, campeão mundial pelo Corinthians em 2012, também disputou a Copinha. Ele esteve na base alvirrubra entre 1999 e 2001, mas o Timbu não teve tanto destaque na competição de base.

Juninho Pernambucano, meia (Sport)

O ano era 1993. Ainda desconhecido após perambular no futsal do Náutico, Juninho Pernambucano começava a atrair os holofotes para si na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, vestindo a camisa do Sport. Ele foi o grande destaque daquele time, que fez campanha tímida na primeira fase.

Na época, o Rubro-negro terminou na terceira colocação do Grupo H, à frente do Santo André (4º) e atrás de Grêmio (2º) e Ponte Preta (1º). No ano seguinte, em 1994, o meia que fez história com a camisa do Lyon-FRA e da Seleção Brasileira, já integrava o elenco profissional do Leão.

Rivaldo, meia (Santa Cruz)

Em 1992, o Santa Cruz atingiu sua melhor campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Tudo graças a um dos maiores craques da história do futebol pernambucano: Rivaldo. O atleta terminou a competição o principal destaque da campanha, em que o Mais Querido chegou até às quartas de finais.

Na ocasião, após ficar na segunda colocação do Grupo 3, a Cobra Coral foi eliminada pelo São Paulo, perdendo por 2 x 1 e fechando o certame entre os oito melhores colocados – o São Paulo chegou até a final, amargando o vice após revés para o Vasco.

COMENTÁRIOS dos leitores