Apresentador é suspenso na BBC após brigar com produtor

Jeremy Clarkson não tornou sua reação à suspensão imediatamente pública

ter, 10/03/2015 - 17:50
BEN STANSALL O apresentador britânico Jeremy Clarkson, no dia 17 de abril de 2013, em Londres BEN STANSALL

A rede de tevê britânica BBC anunciou nesta terça-feira (10) que Jeremy Clarkson, polêmico apresentador no programa "Top Gear", ficará temporariamente suspenso após ter brigado com um produtor. "Ninguém mais foi suspenso, e 'Top Gear' não será exibido neste domingo. Por enquanto, a BBC não fará mais comentários", concluiu em breve comunicado.

Clarkson não tornou sua reação à suspensão imediatamente pública. O programa "Top Gear" aborda o mundo automobilístico e é dos mais populares na grade da BBC, e tanto Clarkson como seus colegas não medem no teor das palavras.

Recentemente, um programa exibido na Argentina propiciou outra polêmica entre o apresentador e a BBC de um lado e o país sul-americano, de outro. Clarkson e o programa foram questionados após aparecer uma placa na qual os argentinos viram provocação à guerra das Malvinas.

O programa denunciou que foi atacado de forma violenta, na Patagônia, e a Argentina exigiu que o programa não fosse ao ar, além de um pedido de desculpas por parte da emissora pública. A BBC se negou, tanto que a referida edição de "Top Gear" foi exibida normalmente, em dezembro de 2014.

A briga entre Jeremy Clarkson e o produtor não foi a primeira vez que ou ele, ou o programa está no centro de uma polêmica. Porém, em outras ocasiões, a BBC se desculpou, como em 2011, quando outro apresentador fez comentários desrespeitosos sobre os mexicanos.

Clarkson já está em sua "última advertência", após uma série de controvérsias que incluem ofensas raciais em um episódio ocorrido em Mianmar e o uso de termo pejorativo durante gravação de uma edição de "Top Gear".

O Ofcom, órgão responsável pela regulação da televisão na Grã-Bretanha, disse que o uso do termo "chinoca" ou "china" ("slope", em inglês), uma gíria para designar alguém de origem asiática, foi ofensivo. Além disso, avaliou o órgão, a BBC falhou em seu dever junto aos telespectadores ao veicular esse comentário.

COMENTÁRIOS dos leitores