Biólogos acompanham nascimento de tartarugas em PE

Ao todo 65 tartarugas da espécie "pente" eclodiram na praia de Maria Farinha

por Roberta Patu qua, 11/03/2015 - 16:10

A Secretaria de Meio Ambiente de Paulista abriu, na manhã desta quarta-feira (11), mais um ninho com 65 tartarugas da espécie “pente”. O nascimento dos animais foi acompanhado por uma equipe de biólogos, na praia de Maria Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco. Ao todo há 12 ninhos que estão sendo observados. Desses, nove estão em processo de eclosão, com previsão de serem abertos até o final do mês de abril. 

“Nosso trabalho está sendo feito com uma espécie de tartarugas ameaçada. O objetivo da iniciativa, além de focar na identificação das espécies, é extremamente educativo. Estamos procurando mobilizar as escolas, hotéis e marinas da região para que juntos possamos pesquisar e aprender mais sobre as espécies em questão”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Leslie Tavares, segundo informações da assessoria de imprensa. 

 

>> Tartarugas nascem em praia do Grande Recife

>> Tartarugas em extinção nascem em Porto de Galinhas

>> Jaboatão realiza monitoramento de desova de tartarugas

>> Mais 33 tartarugas nascem em Porto de Galinhas

A equipe de biólogos responsável, primeiramente, identifica os pontos de desova e começa a monitorar diariamente o processo. O objetivo é descobrir o momento do nascimento das espécies para adotar medidas que minimizem os impactos da ação humana neste processo. O período de incubação das tartarugas dura entre 45 e 60 dias. Os animais levam, em média, 48 horas para saírem do ninho. Confira a desova no vídeo a seguir:

Embed:


O trabalho, que faz parte do Projeto Municipal Praia Viva, em parceria com a ONG Eco Associados, tem o intuito de garantir que os animais cheguem ao mar com segurança, evitando a interferência do homem (pescadores, banhistas, moradores) e dos predadores naturais. Esse monitoramento é realizado para garantir que os animais cheguem ao mar com segurança.

COMENTÁRIOS dos leitores