Mais um ninho de tartaruga marinha encontrado no Recife

Existência do ninho, na praia do Pina, foi alertada por moradores e comerciantes locais

por Juliana Marques sab, 14/03/2015 - 10:20

A orla do Recife ganhou mais um ninho de tartaruga marinha. Desta vez, a desova aconteceu na praia do Pina, por trás das quadras de tênis da beira-mar. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) isolou o espaço de quatro metros quadrados com redes e estacas na manhã deste sábado (14), para proteger a área e garantir o nascimento dos filhotes.

Na sexta-feira (13), a secretaria foi informada sobre a existência do ninho por moradores e comerciantes locais. Esta foi a segunda vez em 2015 que uma desova foi registrada pelo órgão ambiental. "Saber que esses animais estão visitando nosso litoral para procriar é sempre uma boa notícia. Em fevereiro, protegemos um ninho em Boa Viagem, na altura do quiosque 57. Queremos assegurar o nascimento de todos os filhotes”, afirma o gerente de Controle Ambiental da SMAS, Ismael Cassimiro.

Ele explica que o novo ninho deve abrigar cerca de 100 ovos e as pequenas tartarugas levarão de 45 a 60 dias para sair. A Emlurb, empresa de prestação de serviços públicos de manutenção e conservação do sistema viário e das áreas verdes, foi alertada para que tenham cuidado redobrado ao passar pela área. “Acreditamos que se trata de uma tartaruga-de-pente. O isolamento é necessário para deixar o local mais visível para quem trabalha na limpeza da orla. Além disso, evita que curiosos toquem ou mexam no ninho. Qualquer toque pode comprometer o nascimento dos filhotes”, alertou o gerente.

Ele pede ainda que a população ajude, avisando sempre que identificar uma desova, e também solicita que as pessoas não fiquem tão próximas dos animais no momento da desova nem direcionem luzes para eles. A medida de cuidado é para que não aconteça o mesmo do ano passado, quando um dos 4 ninhos encontrados foi violado e cerca de 30 ovos foram perdidos.

O telefone de contato de SMAS é 0800 720 4444.

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores