Homem detido na Eurodisney é julgado por posse de armas

A França vive sob a ameaça de atentados jihadistas, depois dos ataques de janeiro e novembro de 2015 em Paris

sab, 30/01/2016 - 23:00
BERTRAND GUAY Carro da polícia francesa monta guarda após a detenção do homem com armas e Corão na Disneylândia de Paris, em 28 de janeiro BERTRAND GUAY

O homem de 28 anos, detido na quinta-feira passada em um hotel da Disneylândia de Paris com duas pistolas será julgado na terça-feira por transporte e posse de armas e munições, anunciou neste sábado a procuradoria de Meaux (leste de Paris).

O mesmo será julgado na terça-feira no âmbito de uma apresentação imediata, acrescentou a procuradoria em um comunicado, após ter mencionado inicialmente a segunda-feira como a data do julgamento.

Além disso, destacou que o indivíduo foi posto em prisão preventiva até o comparecimento perante o tribunal correcional, e poderia ser condenado até cinco anos se prisão e uma multa de 75.000 euros.

A França vive sob a ameaça de atentados jihadistas, depois dos ataques de janeiro e novembro de 2015 em Paris, no entanto, a procuradoria destacou na sexta-feira que a investigação não "permitiu até agora estabelecer vínculos com um eventual ato terrorista".

O homem, em posse de duas armas e um exemplar do Corão, foi detido na quinta-feira passada em um hotel da Disneylândia Paris, a leste da capital francesa, segundo fontes policiais.

Ao chegar ao hotel na Eurodisney, onde tinha uma reserva, "a segurança do hotel encontrou com ele duas armas curtas, um Corão e vários cartuchos", disse à AFP uma fonte policial.

Segundo outra fonte, foi o alarme do detector de metais que permitiu encontrar as armas. O homem ficou detido nas instalações da polícia judicial de Versalhes (oeste de Paris), que até agora ficou encarregado da investigação.

COMENTÁRIOS dos leitores