Ovos de Páscoa chegam mais caros às prateleiras
Em comparação com a tabela de preços registrada pelo Procon-PE em 2015, há produtos até 26% mais caros este ano
Os ovos de Páscoa estão chegando às prateleiras com um gosto salgado para a carteira. Mais caros, os produtos vão exigir maior atenção do consumidor na hora da compra, pois, em alguns casos, a diferença de preço em relação ao ano passado chega a ultrapassar os 25%.
Há situações em que o preço não só aumentou, como também as gramas do produto reduziram. É o caso do Galak, da Nestlé, encontrado na loja Hiper Bompreço do Shopping Tacaruna por R$ 32,98 na versão 210 gramas. Em março de 2015, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor em Pernambuco (Procon-PE) verificou em uma fiscalização que o Galak de 240 gramas custava R$ 28,98 numa loja da rede Hiper Bompreço.
Ainda no supermercado do Shopping Tacaruna, houve aumento de 23% no ovo Alpino, da Nestlé, de 350 gramas; de 12,91% no ovo Ben 10 de 170 gramas, da Lacta; e de 17,5% no ovo de Páscoa Talento Avelã, de 375 gramas, da marca Garoto. Nas Lojas Americanas do mesmo centro comercial, existem outros aumentos expressivos. O Diamante Negro de 215 gramas foi de R$ 25,99 na rede Americanas em 2015 para R$ 32,99, o que significa um aumento de 26,93%.
Para o mercadólogo Roberto Cristóvão, de 35 anos, está ficando complicado comprar o ovo de chocolate. “Está um absurdo este valor, bastante caro se comparado com o ano passado. Este ano vamos recorrer: vamos comprar barra de chocolate, derreter e fazer um ovo”, disse o consumidor. A encarregada de estoque Roberta de Andrade, 32, também percebeu o encarecimento dos produtos. “Está mais caro e eu nem gosto de chocolate, mas a gente compra por causa das crianças da família”, explica. “Caro é, mas a gente que tem neto acaba comprando”, brinca a aposentada Herundina Galvão, 57, que pesquisava valores nas lojas para diminuir o prejuízo.
Expectativa do comércio – Apesar do valor mais alto dos ovos de chocolate, a expectativa da rede Walmart, dona dos supermercados Hiper Bompreço, é um crescimento de 20% na venda dos ovos infantis. A linha regular, os tabletes de chocolate, confeitos e chocolate wafer devem vender 30% a mais que o ano anterior.